Esportes

Com final da Copa, Arena Pantanal perde ‘Padrão Fifa’

 
Os torcedores que compareceram a Arena na noite da última terça-feira (15), para acompanhar a partida entre Vasco e Santa Cruz, nem de longe encontraram o estádio que foi efusivamente elogiado na imprensa nacional e internacional durante a realização da Copa. 
 
Em que pese o fato de Cuiabá ter recebido apenas partidas da primeira fase do Mundial, já no entorno da Arena, os torcedores se depararam com uma grande quantidade de lixo e entulho ainda ‘vestígios’ dos jogos da Copa, especialmente das estruturas temporárias, cujo a desmontagem ainda não foi concluída.
 
O servidor público Wilson de Almeida Pires comentou que “ao redor do estádio, dá uma impressão que está abandonado, tem muito lixo. Aqui dentro também, a parte das lanchonetes, as filas estão muito desorganizadas”.
 
Foto: Camila Ribeiro
 
“Os banheiros também estão complicados. Muitos não estavam nem abertos, os que estavam, tinham pias sem funcionar, outras entupidas, enfim uma série de problemas”, completou a comerciante Alenir Alves. 
 
Os profissionais da imprensa que foram realizar a cobertura do evento também não dispuseram de estrutura de trabalho, tal qual a encontrada antes da Copa. Nas cabines reservadas à imprensa, por exemplo, não havia cabos de energia, estações de trabalho e internet wi-fi. 
 
O público presente nas arquibancadas também não tiveram acesso à internet wi-fi, como ocorreu em todos os quatro jogos da Copa. 
 
Foto: Camila Ribeiro
 
Ainda no interior da Arena, em locais que durante a Copa ficavam os camarotes, foi possível perceber inúmeras infiltrações nos tetos, locais que inclusive o forro teve que ser retirado.
 
O jogo da noite de ontem foi organizado pela Moretti Coelho Eventos. Segundo a assessoria de imprensa, a empresa ‘recebeu’ o evento há menos de uma semana e não contou com o suporte da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). “A Secopa não nos auxiliou em nada, não nos passou informações necessárias sobre o evento e pior, dificultou tudo o que podia dificultar”, alegou a assessoria. 
 
Representantes da Secopa, por sua vez, que estavam na Arena alegam que a secretaria não era responsável pelo evento realizado ontem. 
 
A reportagem procurou também a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) que, por meio de sua assessoria, afirmou que a única responsabilidade da entidade neste jogo dizia respeito à arbitragem e credenciamento para os profissionais que irão trabalhar em campo. 
 
Concessão 
 
Enquanto isso, a Secopa está realizando os tramites necessários para dar início ao processo de concessão da Arena Pantanal. A última informação confirmada pelo secretário Maurício Guimaraes é de que estavam sendo definidas as equipes responsáveis para conduzir o processo licitatório e que irá culminar na elaboração do edital de concessão em si. 
 
A Secopa, no entanto, ainda não estipulou datas para que o processo seja concluído, tampouco mencionou os valores estimados pela outorga do estádio. De acordo com o secretário, ainda estão sendo fechados os cálculos referentes aos gastos durante os quatro eventos teste realizados antes do Mundial. 
 
A concessão deverá ser feita pelo prazo de 25 a 30 anos, segundo a Secopa. 
 
Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro
Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro
Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro  Foto: Camila Ribeiro
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos