“O nosso objetivo é transformar a aérea em um dos mais belos espaços públicos de lazer. Ainda precisamos de recurso para as atrações, dentre as quais a fonte será grande estrela” afirmou Mauro Mendes.
Mesmo com obras, empresários continuam na “orla do Porto”
Acontece que os R$ 10 milhões orçados para o projeto – que devem ser liberados junto à Caixa Econômica Federal após a apresentação formal dos documentos de cessão da área -, só pagarão a primeira etapa do parque. Para a fonte luminosa ainda serão necessários mais US$ 2 milhões que são recrutados junto à iniciativa privada, com a ajuda do governador.
Demonstrando empolgação com o projeto, o Prefeito comparou o projeto a cidades turísticas que apresentam uma fonte como atrativo, lembrou de Miami e Dubai, estimando que Cuiabá torne-se tão bela quanto essas após a instalação do aparato.
A prefeitura deve custear 10% do valor total da obra e a ordem de serviço deve ser executada até dezembro, com prazo de um ano para o Parque das Águas ficar pronto.
Porto– Enquanto o prefeito sonha em elevar Cuiabá ao patamar de megalópoles mundiais com a fonte luminosa, outra obra relacionada ao turismo que a princípio tinha a expectativa de término antes dos jogos da Copa do Mundo deve retomar o ritmo agora, após um imbróglio jurídico.
A obra da Orla do Porto Cuiabá evolui vagarosamente desde maio, quando três empreendimentos da avenida Beira Rio, que se utilizam de áreas públicas, conseguiram revogar a decisão de desocupação.
A presença das edificações praticamente inviabilizou o avanço das obras, que segundo Mauro já havia sofrido por ser iniciada em meio ao período chuvoso. A obra, porém, não deve ser concluída antes do inicio da intervenção na Lagoa Paiaguás.
Projeto Parque das Águas– O parque terá 270 mil m², com 1.500 metros de pista de corrida e caminhada, 1.600 metros de ciclovia, dois quiosques, duas academias ao ar livre, dois parquinhos infantis e um mirante. A partir das 20 horas, os visitantes poderão conferir um espetáculo com fontes luminosas no centro da lagoa, que possui 80 mil metros quadrados de lâmina d’água.