Assustados com o que viram, conselheiros se dirigiram na manhã do domingo (13) à residência do plantonista do Ministério Público Estadual (MPE), promotor Rogério Bravim, a quem entregaram a denúncia pedindo providências imediatas no interior do Fan Fest.
“Senhor promotor, informamos que ao chegarmos no espaço Fifa Fan Fest constatamos que ali estava sendo vendida bebida alcoólica deliberadamente e sem controle para adolescentes na faixa de 13 a 17 anos”, relata o documento.
Diante da situação, os conselheiros decidiram acompanhar o atendimento no Hospial Fifa Fan Fest. “Fomos informados pela equipe médica que somente no dia 12 já haviam sido feitos 50 atendimentos, sendo que, desse total, 26 eram adolescentes, sendo seis por uso de álcool ou entorpecente”, contou ao Circuito Mato Grosso a conselheira de plantão, Edileuza Souza Santos. Cópias dos prontuários foram entregues ao promotor Rogério Bravim juntamente com a denúncia.
No momento da fiscalização no Fifa Fan Fast, os conselheiros chegaram a abordar a pessoa responsável por cinco caixas alertando para a proibição da venda ou entrega de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. “Como verificamos que os menores continuaram a consumir bebida alcoólica, acionamos os agentes da Infância e Juventude de Cuiabá que ao chegarem ao local fizeram o auto de infração do estabelecimento”, conta Edileuza.
Diante da denúncia, o MPE acionou a Vara da Infância e da Juventude e no domingo a tarde a fiscalização no local foi reforçada e não houve nenhum registro de menor alcoolizado no hospital do evento.
O FIFA Fan Fast é um evento organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) por ocasião da Copa 2014.
O evento, cuja despesa está orçada em R$ 13 milhões, atraiu até 40 mil pessoas, especialmente nos jogo do Brasil.