Notícias relacionadas Prisões na véspera da final da Copa despertam críticas Melancolia e provocações a argentinos marcam despedida da seleção Holanda faz 3 a 0 no Brasil e fica com o 3º lugar da Copa Tópicos relacionados Copa do Mundo, Esporte, Futebol No Rio de Janeiro, Alemanha x Argentina se tornará a final mais vezes disputada da história – três.
Os argentinos foram campeões em 1986, no México, com os alemães dando o troco quatro anos depois, na Itália. Apesar de vitoriosos, o futebol de ambos os países vive um jejum de títulos: a Alemanha não é campeã mundial desde 1990, nem europeia desde 1996; já a Argentina levou a Copa pela última vez em 1986, e a Copa América mais recente remete ao ano de 1993. Venceu também as Olímpiadas de 2004 e 2008, um título que para o futebol é considerado menos relevante.
Pelo que fizeram nas últimas partidas, a Alemanha chega embalada por ter eliminado as equipes campeãs mundiais França, ao controlar o jogo e fazer 1 a 0, e Brasil, quando atropelou o time anfitrião ao marcar cinco gols em 29 minutos e vencer por 7 a 1, maior derrota brasileira da história. Thomas Muller marcando gol contra o Brasil Thomas Muller, com cinco gols, joga pela primeira vez uma final de Copa do Mundo A Argentina teve um caminho teoricamente menos complicado.
Mesmo sem mostrar um grande futebol, a equipe passou pela primeira fase com três vitórias em três jogos, e depois superou Suíça, Bélgica e Holanda – esta última superada apenas nos pênaltis após empate sem gols. E o fato da disputa ser no Brasil só eleva o tamanho da possível conquista. Os alemães estabeleceram uma relação de carinho muito próxima aos brasileiros, desde cantar o hino do Esporte Clube Bahia até vestir camisas do Flamengo na concentração ou enviar mensagens em português nas redes sociais da INTERNET.
Para a Argentina, voltar a ser campeão no país vizinho e com o qual mantém a maior rivalidade futebolística seria a consagração para uma das torcidas que mais canta nas arquibancadas desta edição do torneio. Messi durante a Copa do Mundo Na terceira Copa da carreira, Messi desta vez chegou bem longe, e agora busca o título Disputas individuais Individualmente, dois jogadores que estarão na final ainda sonham com a artilharia. O argentino Lionel Messi tem quatro gols na Copa, enquanto Thomas Muller tem cinco.
O maior goleador é James Rodríguez, da Colômbia, com seis. No gol, o alemão Neuer e o argentino Romero disputam o PRÊMIO de melhor goleiro do Mundial ao lado do já eliminado Navas, da Costa Rica – uma boa atuação na final pode ser o diferencial. Na linha, sete finalistas concorrem ao troféu de melhor jogador do torneio. Além de Muller, Kroos, Lahm e Hummels representam a Alemanha na lista dos dez principais nomes do Mundial. Além de Messi, Mascherano e Di María são os concorrentes do lado da Argentina.
Romero e Neuer, goleiros finalistas da Copa Romero, da Argentina, e Neuer, da Alemanha, disputam também o PRÊMIO de melhor goleiro "Certamente não vai ser fácil para nós. Mas estou convencido que se conseguirmos colocar nossas qualidades em campo, vamos ganhar esse título", disse o meio-campista alemão Schweinsteiger na última entrevista coletiva antes do jogo. "Alemanha é forte física e taticamente. Não por acaso é o país que mais chegou em finais", colocou o técnico argentino Alejandro Sabella.
BBC Brasil