Mix diário

Alckmin diz que Brasil e África do Sul estão em negociações avançadas para acordo de cooperação

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira, 9, que Brasil e África do Sul estão em negociações avançadas para um acordo de cooperação para integrar cadeias produtivas dos dois países em setores estratégicos e facilitação de investimentos. Ele discursou na abertura do Fórum Empresarial Brasil-África do Sul, por ocasião da visita de Estado do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, ao Brasil.

Alckmin citou investimentos mútuos entre o Brasil e a África do Sul e destacou que empresas brasileiras como Petrobras, JBS, BRF, Tramontina, Marcopolo e WEG já estão presentes no país africano.

Ao mesmo tempo, o capital sul-africano contribui em setores estratégicos, tais como mineração, infraestrutura, transporte e fábricas. “Somos duas nações com capacidade tecnológica reconhecida”, defendeu.

“Nosso intercâmbio comercial ainda é relativamente modesto, mas já no ano passado aumentamos 11,6% a corrente de comércio, comparado a 2024. Poderemos avançar ainda mais revisando o acordo de comércio preferencial entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral”, disse Alckmin. “Menos de 10% do nosso comércio é beneficiado pelas preferências tarifárias do acordo. Queremos ampliar as linhas tarifárias”, completou.

Ele também lembrou que a África do Sul é o país com a maior frota de jatos da Embraer no continente africano e que, no ano passado, a Embraer firmou acordo de cooperação com a estatal sul-africana, abrindo caminho para uma parceria industrial.

“O governo brasileiro está pronto para apoiar uma proposta que contém financiamento e cooperação industrial. Energia e minerais críticos, transições aceleradas nas áreas digital e energética oferecem um leque abrangente de oportunidades”, prosseguiu Alckmin.

No agronegócio, o vice-presidente afirmou que também há espaço para fortalecimento das cadeias de valor agroalimentares. “A segurança alimentar é o eixo central da nossa parceria. Queremos contribuir de forma concreta para a segurança alimentar e para a geração de renda e inclusão dos dois lados do Atlântico.”

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve