Esportes

Contra vilania e piadas, Fred tenta despertar lado decisivo

 
Antes de começar a disputa de mata-mata contra o Chile, Fred disse em entrevista que tinha chegado a sua hora na Copa do Mundo. “Chegou a parte decisiva, temos que errar o menos possível. Nessas horas meu jogo tende a render mais”, disse. Porém, até o momento o futebol do atacante não correspondeu à promessa.
 
Depois de um pequeno renascimento com um gol diante de Camarões, Fred voltou a ficar longe da meta adversária contra Chile e Colômbia. Recebeu uma tímida defesa de Felipão depois das quartas e continua no time para a semifinal. Sem Neymar, sua importância para o Brasil chegar à decisão aumentou consideravelmente.
 
Conforme mostrou levantamento do Terra, Fred é o segundo jogador com mais participações em gols desde que Felipão assumiu o cargo. Foram 11 conclusões certeiras, cinco assistências e duas construções de jogadas desde 2013. Para se livrar da carga de vilão, o atacante terá que resgatar esse brilho esquecido, que ficou marcado na Copa das Confederações.
 
Na época, também pressionado por críticas, o camisa nove desencantou a partir do terceiro jogo diante da Itália e terminou como artilheiro do torneio com cinco gols. Em seu passado em clubes o atacante também mostrou poder de decisão em dois títulos brasileiros pelo Fluminense e na conquista do Carioca de 2012.  
 
No presente Fred tem de longe o pior desempenho entre os atacantes semifinalistas. Com uma média de apenas 26 segundos com a bola no pé a cada jogo, tem apenas três chutes certeiros e marcou um gol. Mesmo assim perdeu 16 bolas e não tem conseguido sequer abrir espaço para os companheiros.
 
Um novo jogo ruim será fatal. Como já está claro em memes e piadas compartilhadas ao longo da Copa, Fred é o escolhido pelo público para explicar um eventual fracasso. Se o Brasil perder, restará ainda um jogo de terceiro lugar para evitar estatisticamente o posto de segundo pior centroavante brasileiro da história. Mas de nada adiantará para amenizar uma decepção.
 
Por outro lado, Fred sabe que tudo de errado que fez na Copa até o momento será esquecido com uma reta final vitoriosa e decisiva. Apelidos como "cone" e imóvel" podem virar motivos de piadas em caso de redenção. Mas até o momento causam preocupação e irritação do camisa nove mais contestado do Brasil na história das Copas. 
 
Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos