Por Marcella Magalhães
Uma grande operação de limpeza realizada pela Prefeitura de Várzea Grande nesta sexta-feira (13) retirou cerca de 350 toneladas de resíduos de uma rua que liga os bairros Jardim Primavera e Santa Cecília. O trecho estava completamente tomado por entulhos e havia se tornado intransitável. Com o trabalho das equipes, a expectativa é de que a via seja liberada para o tráfego de pedestres e motoristas.
Para a ação, foram mobilizadas 12 servidores, com apoio de uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e oito caminhões. No local, as equipes encontraram lixo doméstico, animais mortos, pneus descartados irregularmente e bags com restos de materiais de construção. O acúmulo provocava forte mau cheiro e trazia sérios riscos à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos e roedores, além de aumentar a possibilidade de contaminações e comprometer a qualidade de vida dos moradores da região.
Após vistoria in loco, a prefeita Flávia Moretti determinou prioridade total para a limpeza e também acionou o setor de Meio Ambiente, que deverá apurar a origem dos descartes para que os responsáveis sejam identificados e as medidas cabíveis adotadas.
“Lixo descartado irregularmente acarreta sérios problemas, principalmente ao meio ambiente e à saúde pública, ainda mais em um período chuvoso por conta da proliferação do mosquito causador da dengue, da zika e da chikungunya”, disse Moretti.
Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, a retirada do material exigiu uma grande logística devido ao volume acumulado. Ele ressaltou que o objetivo é restabelecer rapidamente a mobilidade e garantir mais segurança à população, reforçando o pedido para que os moradores realizem o descarte correto e denunciem práticas irregulares.


Foto: ANDRÉ LUIS



