Todas essas técnicas têm como objetivo higienizar objetos e alimentos como uma maneira de evitar doenças e outros riscos à saúde. Uma das maiores preocupações em relação a isso vem das mães, que não sabem como lavar os brinquedos que os filhos colocam na boca ou também a mamadeira, como mostrou a reportagem da Ana Brito. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê deve ser amamentado até os dois anos de idade. Se isso não for possível, até ele completar 6 meses, a mãe deve lavar a mamadeira com água e sabão, colocá-la em água fervente por 5 minutos e enxugá-la com um pano limpo.
Isso pode ajudar a prevenir doenças transmitidas pela saliva, como herpes, mononucleose, resfriados, gripes e meningite, por exemplo. O infectologista Caio Rosenthal alerta que é importante também se proteger contra doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite B, hepatite C, HIV, sífilis e doença de Chagas. Mulheres que vão em manicures, pedicures ou podólogos, por exemplo, devem levar sempre seus próprios instrumentos e desinfetá-los periodicamente. No caso dos alicates usados profissionalmente, é fundamental que eles sejam esterilizados com autoclave.
Os alimentos também exigem um pouco de cuidado, como alertaram os médicos. Por isso, é fundamental higienizar frutas e verduras, por exemplo, mas não apenas deixando-as de molho em uma solução de água com hipoclorito de sódio. O ideal é friccioná-las antes de colocá-las de molho, para retirar ovos de vermes que possam estar depositados. Segundo os infectologistas, é fundamental que seja utilizada água potável, para reduzir o risco de doenças transmitidas pela água, como hepatite A, cólera, febre tifoide e doenças diarreicas agudas.
G1