Porto havia contado ao G1, em junho, que pretendia surpreender o jogador, mas sabia o quanto poderia ser difícil, por causa da concentração para a Copa do Mundo. O próximo jogo da seleção argentina será neste sábado (5) no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O time enfrenta a Bélgica, pelas quartas de final do Mundial.
A delegação argentina está hospedada na Cidade do Galo, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com Porto, ele apareceu de surpresa ao centro de treinamento nesta quarta-feira (2), se apresentou e tentou ser recebido, o que deu certo. Ele conta que o encontrou foi após o treino, por volta das 17h. "Perfecto", disse sobre a reação que Messi teria tido. O bombeiro afirma que o jogador gostou muito e ficou impressionado com os traços. O presente foi entregue no Dia Nacional dos Bombeiros, junto com um livro comemorativo da corporação.
Porto também fez outro desenho, no qual conseguiu um autógrafo de Messi. Este é um pouco menor, de 50 x 40 centímetros, que vai guardar de lembrança. Antes do encontro com o jogador, quando entrevistado pelo G1 em junho, o bombeiro disse que a técnica era uma reprodução fiel de uma foto escolhida. Além disso, o processo mental de se lembrar da pessoa ajudou na captação dos detalhes, gerando uma fidelidade maior, segundo ele.
"Vou mostrar por amigos e colocar ao lado do Ronaldinho Gaúcho. Lado a Lado. Fico curtinho em casa até a ficha cair. É meu álbum de figurinhas", brinca. Ainda segundo o artista, depois, ele pretende expor o desenho autografado na escola onde dá aulas. Outro projeto é lançar um curso de desenho em forma de revista. O bombeiro já havia dedicado um quadro ao jogador atleticano R10. "Agora, estou começando o do Neymar", disse sobre a próxima empreitada.
Porto é militar há 15 anos e conta que, tanto a dedicação ao desenho, quanto a profissão de bombeiro, são sonhos de infância.Nas brincadeiras de ruas sempre tive vontade de ser militar. Ajudar as pessoas na hora que elas necessitam não tem sentimento mais nobre, afirma.
G1