Após vender somente 1.400 unidades em 2025 e tirar seu único carro de linha, o Jimny, a Suzuki vai “reviver” no Brasil. A marca japonesa confirmou o lançamento de um “veículo completamente novo, 100% elétrico e com tração 4×4”.
Trata-se do e-Vitara, que estreia até março. O modelo já foi flagrado no País realizando testes no ano passado. O e-Vitara é considerado um utilitário médio-compacto e foi desenvolvido a partir do conceito eVX. Tem 4,28 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos – porte de Peugeot 2008, mas com entre-eixos de Renault Boreal. Fabricado na Índia, o SUV elétrico vai concorrer com o BYD Yuan Pro e o futuro Kia EV3.
A Suzuki escolheu trazer a versão mais equipada do SUV elétrico. São dois motores (um em cada eixo) que geram, juntos, 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.
Já a bateria de 61 kWh pode entregar autonomia de 450 km no padrão internacional. A tração integral é a famosa All-Grip.
Visualmente, a dianteira traz os faróis interligados por barra e com assinatura visual em forma de “Y” deitado, além de para-choque robusto. Capô vincado e caixas de roda salientes com apliques plásticos fazem parte do pacote.
Na traseira, a coluna C é larga e as lanternas seguem a mesma cartilha da dianteira – com assinatura luminosa também em “Y” e interligação.
Por dentro, destaque para as duas telas digitais integradas do painel (10,25″) e da central multimídia (10,1″). O volante tem dois raios e o console central elevado reúne alguns botões físicos e um seletor giratório para os modos de tração, além de abrir espaço logo abaixo para o porta-objetos.
O SUV será a retomada da montadora no País depois de descontinuar o Jimny no ano passado por causa da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
A matriz não fez as mudanças necessárias no motor para atender à legislação mais rígida.


