Mix diário

ONS: Temperatura alta e recuo de ventos levam custo marginal de operação a pico de R$ 4.870/MWh

O Custo Marginal de Operação (CMO) desta quarta-feira, 4, alcançará valor máximo de R$ 4.870 por megawatt-hora (MWh) em todos os submercados do Sistema Interligado Nacional (SIN) entre as 21h e as 21h30, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no fim da tarde desta terça-feira, 3.

Conforme o operador, no período foi previsto um aumento da carga bruta na ordem de 1,3 gigawatt (GW), reflexo do aumento do consumo de energia elétrica em função das temperaturas mais elevadas. Por outro lado, a expectativa é de uma redução da geração eólica em torno de 2,9 GW, na comparação com o previsto para hoje. “Com isso, houve a necessidade de maximização de geração hidráulica e uma geração térmica adicional em torno de 4,2 GW, no mesmo horário”, explicou, em nota.

O Operador afirmou que o bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pela região Sul do Brasil acarretando elevação de temperatura. Já a redução da geração eólica reflete a presença de um sistema de baixa pressão que reduz os ventos alísios na região Nordeste, subsistema responsável pela maior parte da geração proveniente desta fonte.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve