De autoria dos vereadores Juca do Guaraná Filho (PTdoB) e Lilo Pinheiro (PRP) a medida tem por objetivo alertar o consumidor quanto ao resultado do consumo exagerado da bebida, bem como auxiliar as campanhas da Lei Seca.
Diante da aprovação da proposta, as empresas de fabricação e venda de bebidas devem informar sobre os riscos gerados por pessoas que, após ingerir bebida alcoólica, pegam a direção.
O alerta virá em forma de ilustração no rótulo da bebida. O projeto ainda prevê que se descumprirem a Lei, a multa será de 3 mil reais.
“Na verdade, a maioria dos acidentes é causada por pessoas embriagadas e que sempre envolvem outras pessoas que não têm nada a ver com o acidente”, justificam os parlamentares do projeto.
A proposta segue a mesma diretriz das embalagens de cigarro, que mostram imagens da impotência, de pulmão deteriorado, gangrena, cirrose, partos prematuros e outros males.
Para Lilo, está “é uma forma de minimizar esses acontecimentos que levam vidas e causam graves transtornos à paz e à tranquilidade das pessoas”.
Da Assessoria Câmara