Esportes

Obra do VLT é executada sem contrato e modal não fica pronto no 1º semestre de 2015, segundo TCE

A data de conclusão indicada pela Secopa, dezembro de 2014, foi avaliada como inexequivel pela comissão do TCE considerando o histórico de evolução do Contrato nº 37/2012 ao longo desses dois anos e as obras que ainda restam a executar.
 
Como também, um cronograma enviado pela Secopa ao TCE-MT – após determinações cautelares-, sem indicação de ter sido assinado por engenheiro e sem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA-MT. Sendo assim, o cronograma da Secopa é irrelevante juridicamente.
 
"Revela-se, assim, um prazo sem qualquer consistência técnica, provavelmente fruto de desejo e não de técnicas de engenharia e gerência de projeto", destaca o relatório. 
 
O relatório do TCE revela ainda a inexistência de um contrato entre a Secopa e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os conselheiros que compõem a comissão não teriam encontrado a publicação de termo aditivo em Imprensa Oficial do Estado (Iomat), nem no sistema GeoObras.

“Não existe aditivo ao contrato de execução do VLT. O contrato inicial venceu no dia treze de março e a vigência no dia onze de junho, provavelmente a Secopa irá aditivar sem o suporte jurídico” pontuou o conselheiro substituto do TCE e relator João Batista de Camrgo Júnior.

Segundo João Batista, o aditivo deveria ter sido feitos antes de expirar o contrato e não depois, como deve ser feito agora pela Secopa.

Execução – Além de questionar o prazo e o contrato, o TCE apresenta como total executado um percentual muito inferior ao informado pela Secopa. De acordo com dados da Secopa, foram executados 65,45% do valor contratual.

Porém, o relatório do TCE destaca que 48,97% desse total dizem respeito a trilhos e vagões, denominados também de material rodante. Assim, o percentual de execução do VLT cai para 16,48%.

Outro lado – A assessoria da Secopa afirmou que as obras do VTL continuam e que a secretaria não irá comentar qualquer item do relatório, inclusive a ausência do contrato para a execução do VLT. 

Para conferir o relatório na íntegra clique aqui

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos