DESTAQUE 3 Educação

Seduc integra ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher no currículo escolar

Ação busca garantir que a discussão da violência contra a mulher não ocorra de forma isolada

Por Laís Soares

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) integra, no currículo escolar do ano letivo de 2026, ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher na rede estadual de ensino.

A ação tem o objetivo de garantir que a discussão sobre a violência contra a mulher não ocorra de forma isolada. A proposta busca incorporar o tema em diferentes disciplinas, em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A partir da integração, professores de áreas como Matemática, Física e Química também podem contextualizar suas aulas para que os estudantes compreendam a relevância do assunto em diversos âmbitos do conhecimento, promovendo uma educação mais humanizada.

A intenção é que os docentes se sintam capacitados a integrarem discussões sobre o respeito e a dignidade humana em suas aulas, unindo temas sociais às competências técnicas previstas.

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, “ao levarmos esse debate para dentro das salas de aula, do 4º ano do Fundamental ao Ensino Médio, não estamos apenas cumprindo um cronograma pedagógico, mas formando cidadãos mais humanos e conscientes”.

Ainda segundo ele, “é fundamental que nossos jovens compreendam que o respeito e a dignidade humana são valores universais que devem permear todas as áreas do conhecimento, da Matemática à Física”, completou.

Para a realização das aulas, foram elaborados roteiros pedagógicos estruturados para apoiar o trabalho dos professores no desenvolvimento de ações educativas sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher no contexto escolar.

As sequências didáticas abrangem estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Com isso. as ferramentas funcionam com planejamento estratégico, onde cada componente curricular possui um indicativo de bimestre para aplicação, de acordo com as habilidades do Sistema Estruturado de Ensino (SEE).

A continuidade do tema visa assegurar que a temática seja trabalhada de forma contínua durante todo o ano letivo. A flexibilidade também leva aos professores a possibilidade de adaptar e expandir as atividades realizadas para seus contextos específicos.

Por fim, os recursos de apoio, em que as propostas são acompanhadas de sugestões de materiais complementares e links externos para o aprofundamento do tema pelos docentes.

Foto: Reprodução/Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

DESTAQUE 3 Internacional

Brasil envia para Israel e Egito lista para saída de Gaza com 86 nomes

O governo brasileiro elaborou nova lista com 86 pessoas, entre brasileiros e parentes de brasileiros, que estão na Faixa de