Desde o início do mundial, a gigante das buscas tem publicado versões do seu logotipo com imagens alusivas ao campeonato. Até a publicação dessa matéria, foram 36 em 13 dias, uma média de mais de duas mudanças de logo por dia.
Na última semana, a reportagem do R7 visitou o escritório do Google em São Paulo e conversou com Matthew Cruickshank, um dos doodlers responsáveis pelas trocas constantes do logotipo da companhia durante o mundial. Ele explica que é a primeira vez a equipe de desenhistas publica suas peças fora da sede da companhia, na Califórnia.
— Nós tivemos a oportunidade de vir ao Brasil por um mês, sendo que é a primeira vez que fazemos isso. Agora nós criamos uma animação por dia celebrando um jogo ou um evento para os fãs ou para os jogadores da Copa… Pegamos tudo isso que vemos da cultura nas ruas. Tem sido uma experiência incrível.
Cruickshank revela que alguns desenhos demoram meses para serem publicados no site. Porém, com uma overdose de partidas acontecendo todos os dias na primeira fase do mundial, a criação dos desenhos teve que ser acelerada. Com apenas quatro pessoas trabalhando (três atualmente), os doodles chegam a ser trocados até três vezes em um mesmo dia.
Para se ambientar com o País, Cruickshank e os outros doodlers receberam um kit do Google e foram instalados em uma sala repleta de decoração relacionada com futebol. Além disso, o local conta com monitores para as palavras mais buscadas e acompanhamento das redes sociais de jogadores – tudo em tempo real. Tanta velocidade na produção de arte também é fruto do esforço de outros dois doodlers que estão no Brasil: Leon Hong e Sophie Diao. Hong conta que até agora a aventura tem sido intensa, mas proveitosa.
— Estamos quase sempre no limite. Temos que estar sempre um passo na frente, por isso já perdi até a conta de quantos [doodles].
R7