Com o apoio de imagens de câmeras do sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT, dois homens com mandado de prisão em aberto foram localizados e presos em municípios distintos de Mato Grosso, entre os dias 24 e 25 de janeiro. As prisões ocorreram a partir de duas tecnologias diferentes do programa: reconhecimento facial e leitura automática de placas (OCR), demonstrando a eficiência do sistema em múltiplas frentes no combate à criminalidade.
O primeiro caso foi registrado na tarde desse domingo (25.1), por volta das 17h16, em um shopping de Cuiabá. Durante o monitoramento em tempo real, instalado no centro comercial, realizou o reconhecimento facial de um indivíduo que constava com mandado de prisão em aberto. Após consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmada a ordem judicial, expedida pela Quinta Vara Criminal de Cuiabá, relacionada ao crime de roubo (artigo 157, parágrafo 2º, do Código Penal), com pena fixada em seis anos, sete meses e 23 dias de prisão.
Diante da confirmação, a informação foi imediatamente repassada às equipes da área, e a equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizou a abordagem do suspeito ainda no interior do shopping. O homem foi identificado e teve o mandado de prisão cumprido no local. Após ser informado de seus direitos constitucionais, ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais e posterior apresentação à autoridade judiciária competente.
O segundo caso ocorreu no sábado (24.1), às 12h14, na BR-163, no trecho entre Guarantã do Norte (715 km da capital) e Matupá (695 km da capital). O sistema de leitura automática de placas (OCR) identificou a passagem de um veículo Ford Ecosport, de cor preta, que possuía vínculo com um indivíduo com mandado de prisão em aberto. A informação foi prontamente irradiada às equipes dos dois municípios.
A equipe policial de Matupá conseguiu localizar e abordar o veículo próximo à entrada da cidade. Durante a checagem, o condutor foi identificado e possuía mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Única de Nova Monte Verde. O mandado era de natureza civil, em razão de dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 5.371,58 (cinco mil, trezentos e setenta e um reais e cinquenta e oito centavos).
Diante dos fatos, foi dado cumprimento ao mandado de prisão, e o indivíduo também foi informado de seus direitos constitucionais, sendo posteriormente encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.
As duas ocorrências reforçam a importância do programa Vigia Mais MT como ferramenta estratégica para a segurança pública, ao integrar tecnologias como reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, ampliando a capacidade das forças de segurança em localizar foragidos da Justiça e coibir diferentes modalidades de crimes em todo o território mato-grossense.
Vigia Mais MT
Até o momento, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.
Com Assessoria

