As empresas norueguesas são responsáveis por mais de 34 mil empregos diretos e 84 mil indiretos no Brasil. Dentre as 160 empresas norueguesas que atuam no País e empregam localmente, metade pretende aumentar a contratação, enquanto apenas 5% revelou que pretende reduzir a força de trabalho, de acordo com o Norway in Brazil: Investment and Trade Report 2025, lançado na terça-feira, 13.
A perspectiva positiva se confronta com alguns entraves, afirma a cônsul-geral da Noruega no Rio de Janeiro, Mette Tangen.
“Como todos sabem, há desafios no setor elétrico, como os cortes forçados (curtailment). Temos empresas que comentaram que, talvez, o pico de investimento no setor de energia renovável tenha chegado no platô. Mas elas seguem aqui, empregando”, disse ela a jornalistas durante encontro.
Conforme o relatório, diversas companhias estão se expandindo mais rapidamente no Brasil do que em seu mercado doméstico e em outros mercados internacionais. O relatório aponta a Equinor, que aumentou sua força de trabalho no Brasil em cerca de 70% desde 2019.
A empresa teve avanços em projetos importantes, como o campo de Bacalhau – que iniciou a produção em 2025 – e também está desenvolvendo o campo de gás de Raia, na Bacia de Campos.
Outra empresa que teve um salto nas contratações foi a Hydro Rein, que atua com energia solar, de mais de 150%. O Brasil é a maior localidade da Hydro em termos de força de trabalho, empregando mais pessoas do que na Noruega.


