A preparadora física alerta, no entanto, que isso depende muito da intensidade do treino e da maneira que os movimentos são feitos. É fundamental tomar alguns cuidados, assim como em qualquer outra atividade física, com o alongamento e a postura, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin.Ao varrer o chão por 15 minutos, por exemplo, já é possível gastar 100 calorias, mas o que mais emagrece é puxar a água com o rodo, que gasta cerca de 115 calorias no mesmo período, como mostrou a preparadora física.
Depois de fazer todo esses exercícios intensos, tem gente que fica com o rosto vermelho, o que é bastante normal – isso acontece porque o corpo esquenta e as veias dilatam. Porém, essa vermelhidão pode se tornar um problema quando, junto com ela, aparecem pequenas bolinhas e coceira, o que pode indicar uma doença chamada urticária colinérgica.Os sinais dessa doença são bem característicos e duram no máximo 1 hora na pele do paciente – por isso, após a atividade física, se o rosto ficar vermelho e aparecem outros sitomas associados, é fundamental procurar um médico para avaliar e começar um tratamento, se for o caso.
A pediatra Ana Escobar explica que o calor pode ser um obstáculo na hora da atividade física, já que o corpo é mais exigido do que o normal e pode ter dificuldades de trocar calor com o meio ambiente. Uma das dicas para evitar isso é usar uma toalha molhada com água gelada, para esfriar a pele e fazer com que o corpo volte à temperatura normal.
G1/ BEM ESTAR