A Hyundai confirmou durante a CES 2026 que passará a usar robôs humanoides em todas as suas fábricas a partir de 2028, o que inclui a unidade de Piracicaba (SP). E apresentou seu novo “funcionário”: o Atlas, desenvolvido pela Boston Dynamics.
O Atlas foi concebido para trabalhar ao lado de humanos e é capaz de operar máquinas de forma autônoma. A Hyundai afirmou em Las Vegas que o humanoide realizará as atividades mais pesadas dentro das fábricas, mitigando o esforço físico dos operários.
Segundo a marca sul-coreana, o Atlas – que tem juntas totalmente rotativas e mãos com sensibilidade tátil – aprende tarefas em menos de um dia, opera de forma autônoma, troca a própria bateria e levanta até 50 kg. Além disso, resiste à água e trabalha em temperaturas que fariam muito operário pedir atestado médico.
A implementação será gradual. A partir de 2028, o robô fará tarefas de logística; em 2030, passará a montar componentes e, posteriormente, atuará em operações pesadas.
Vice-presidente do Hyundai Motor Group, Jaehoon Chang diz compreender a apreensão dos funcionários em relação aos seus empregos, mas sinaliza uma “terceira via”: humanos terão de treinar e supervisionar os robôs. A ideia é ter menos suor e mais cérebro.
Em 2022, a Hyundai já falava em “expandir o alcance humano”. Agora, troca o hardware puro pela abordagem de robôs guiados por inteligência artificial, capazes de aprender e se adaptar.
Para sustentar a promessa, o grupo estrutura sua estratégia sobre três pilares: colaboração real (robôs trabalhando lado a lado com humanos, começando pelos ambientes industriais e pelas tarefas repetitivas e perigosas); escala industrial (aprofundamento da parceria com a Boston Dynamics); e ecossistema digital (por meio de parcerias com líderes globais de IA).
*O repórter viajou a convite da GWM


