Mix diário

No Estado de São Paulo, desembarques de voos domésticos aumentam 11% em 6 anos

O números de viajantes que desembarcaram de voos domésticos em aeroportos paulistas cresceu aproximadamente 11% desde 2019, com um total estimado de 48,7 milhões de turistas em 2025 desembarcando no Estado em voos domésticos. O resultado supera o ano anterior à pandemia, quando a movimentação chegou a 44 milhões de viajantes provenientes de rotas nacionais, mostram dados da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

A quantidade de turistas vindos de fora do País também foi histórica em 2025: 2,8 milhões chegaram ao Brasil por aeroportos paulistas, fazendo do Estado o principal portão de entrada de estrangeiros, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

No total, São Paulo soma 51,5 milhões de viajantes desembarcando em voos domésticos e internacionais. Para 2026, a Setur-SP prevê 52,9 milhões, sendo 2,9 milhões do exterior.

Como os dados da secretaria paulista estão terminando de ser totalmente contabilizados, é possível que 2025 alcance valores ainda maiores referentes ao ano passado.

Para este ano, o Estado espera um aumento de 3,3% do PIB do turismo paulista em relação a 2025; no cálculo, entram aspectos como gastos dos turistas e outros aspectos, como a deflação.

Na prática, isso significa R$ 369 bilhões em 2026 frente ao ano passado, quando o valor ficou em R$ 341 bilhões. Se bater essa meta, o PIB do turismo paulista pode representar até 9,9% do total estadual.

Aumento do turismo no Brasil

Para 2026, em relação à movimentação nos aeroportos paulistas, a previsão da Setur-SP é de 87 milhões de embarques e desembarques em Congonhas, Guarulhos e Viracopos. Nos últimos três anos, o número de brasileiros em voos domésticos cresceu 23,6%, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).

De janeiro a outubro deste 2025, por exemplo, cerca de 83 milhões de turistas viajaram em voos comerciais pelo Brasil, contra os 67,1 milhões transportados em 2022.

O ano de 2025 teve a menor tarifa média da passagem nacional na comparação com os últimos três anos, caindo 11%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apurados pelo Estadão em 9 de janeiro de 2026.

A tarifa média da passagem para voar dentro do Brasil custou 20% menos em novembro de 2025, em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com levantamento realizado pelo MPor, também com dados da Anac.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve