Mix diário

Itamaraty: Governo acompanha com preocupação evolução das manifestações no Irã

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta terça-feira, 13, sobre os protestos no Irã nos últimos dias. Disse acompanhar “com preocupação” o caso, mas não mencionou a repressão do governo iraniano e a morte de pessoas que protestavam contra o atual regime.

“O governo brasileiro acompanha, com preocupação, a evolução das manifestações que ocorrem, desde o dia 28 de dezembro, em diversas localidades do Irã. O Brasil lamenta as mortes e transmite condolências às famílias afetadas”, afirmou o Itamaraty, em nota.

No posicionamento, o ministério disse que “ao sublinhar que cabe apenas aos iranianos decidir, de maneira soberana, sobre o futuro de seu país, o Brasil insta todos os atores a se engajarem em diálogo pacífico, substantivo e construtivo”.

O governo brasileiro não fez nenhum juízo crítico sobre a violência e as mortes registradas no Irã. Segundo a Human Rights Activists News Agency, o número de mortes subiu para pelo menos 2 mil nesta terça, mesmo com iranianos conseguindo fazer ligações telefônicas para o exterior pela primeira vez em dias, após as autoridades terem cortado as comunicações durante a repressão.

O comunicado é encerrado como Itamaraty dizendo que “se mantém atento às necessidades da comunidade brasileira no Irã” por meio da Embaixada do Brasil em Teerã e que “não há registros, até o momento, de nacionais mortos ou feridos”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve