Mix diário

Vendas de Mercedes-Benz e Volkswagen despencam com tarifas e forte concorrência da China

As montadoras alemãs Mercedes-Benz e Volkswagen reportaram desempenho pressionado em 2025, refletindo um mercado global desafiador, com impacto de tarifas, forte concorrência na China e ajustes operacionais nos Estados Unidos.

A Mercedes-Benz informou que as vendas globais de automóveis recuaram 9% em 2025, para 1,8 milhão de unidades. Na China, seu maior mercado, as vendas caíram 19%, enquanto nos EUA houve retração de 12%, em um contexto de gestão cuidadosa de estoques diante de interrupções comerciais.

Segundo a empresa, “de forma geral, as vendas foram influenciadas por tarifas e pelo ambiente competitivo do mercado”.

Na Europa, as vendas diminuíram 1%. Ainda assim, a montadora destacou que o quarto trimestre foi “o período mais forte do ano”, com crescimento sequencial em todos os mercados. As vendas de veículos elétricos a bateria avançaram 3% no trimestre, impulsionadas pelo novo CLA elétrico, e os pedidos do CLA e do GLC elétricos estão “significativamente acima das expectativas”, com carteira preenchida até a segunda metade de 2026.

Já a Volkswagen registrou queda de 0,5% nas entregas globais em 2025, para 8,98 milhões de veículos. Na China, as entregas recuaram 8%, para 2,69 milhões, afetadas por competição intensa e por tarifas, além do fim de subsídios a veículos elétricos nos EUA.

No quarto trimestre, as entregas do grupo caíram 4,9% na comparação anual. “A intensa situação competitiva na China, assim como as tarifas e a descontinuação dos subsídios a veículos elétricos nos EUA, impactaram nossos negócios”, afirmou Marco Schubert, membro do comitê executivo ampliado do grupo.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve