A Autoridade de Concorrência Italiana impôs medidas provisórias à Meta Platforms para suspender a política que exclui chatbots de inteligência artificial de concorrentes do WhatsApp.
A autoridade passou a investigar em 25 de novembro deste ano os novos Termos de Solução de Negócios da plataforma de mensagens. Esses termos, que foram introduzidos em 15 de outubro e que deveriam se tornar totalmente eficazes até 15 de janeiro de 2026, excluem todos os concorrentes da Meta AI da plataforma WhatsApp no mercado de serviços de chatbots de IA.
A investigação mostrou que a conduta da Meta parece constituir um abuso e que pode limitar a produção, o acesso ao mercado ou o desenvolvimento técnico no mercado de serviços de chatbots de IA, em detrimento dos consumidores.
Além disso, foi concluído que, enquanto o processo ainda está em andamento, a conduta da empresa pode causar danos graves e irreparáveis à concorrência no mercado afetado, o que levou a autoridade a ordenar a suspensão imediata dos termos em questão.


