Ao todo, foram apreendidos 412 quilos de peixes das espécies pintado e cachara, cuja pesca e comercialização são proibidas durante o período de defeso.
Mais de 400 quilos de pescado foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental durante uma fiscalização na região da Barra do Paraíso, em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, na noite desta sexta-feira (26). A ação ocorreu durante o período da Piracema, quando a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
Segundo a polícia, durante patrulha na região, os policiais se depararam com uma caminhonete que seguia em sentido contrário à viatura. Ao perceber a aproximação da equipe, o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé, junto com outros três ocupantes. Nenhum deles foi identificado.
Na vistoria do veículo, os militares encontraram grande quantidade de pescado na carroceria, além de um petrecho de pesca proibido. Dentro da cabine, foi localizada uma carteira com documentos pessoais, que indicam o possível condutor da caminhonete. A chave do veículo não estava na ignição e, conforme a PM Ambiental, teria sido levada no momento da fuga.
Após a apreensão, o material foi levado para delegacia. Ao todo, foram apreendidos 412 quilos de peixes das espécies pintado e cachara, cuja pesca e comercialização são proibidas durante o período de defeso. O pescado foi doado à Comunidade Terapêutica Divina Providência.
Ainda conforme a polícia, uma rede de arrastão com 43 metros de comprimento e malha de 22 centímetros também foi apreendida. O petrecho foi destruído e, posteriormente, incinerado, conforme determina a legislação ambiental.
A caminhonete foi encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis. Após consulta ao sistema, foi constatado que o veículo está registrado em nome de um morador de Campo Verde. Autos administrativos foram lavrados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em desfavor do proprietário.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
Foto: Polícia Militar


