A Ford fará 20 lançamentos no Brasil até 2027. A enxurrada de estreias inclui desde modelos inéditos, como o SUV Everest, a versões de carros consagrados. É o caso das Ranger de cabine simples e híbrida, que terá tecnologia flex, bem como o Mustang GTD. A F-150 Raptor e o SUV Territory híbrido plug-in também podem vir.
A marca não revelou detalhes de nenhuma das novidades. A Ranger híbrida plug-in, por exemplo, é oferecida em outros mercados com motor 2.3 turbo a gasolina e outro elétrico, que geram potência total combinada de cerca de 280 cv e torque em torno de 70 mkgf.
Porém, no Brasil o sistema incluirá tecnologia flex 100% nacional, que permite o uso de gasolina, etanol e/ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Segundo fontes da marca, o conjunto poderá gerar em torno de 300 cv com etanol.
Seja como for, o pacote de baterias deverá ser igual ao utilizado no exterior. Com cerca de 12 kWh, permitirá que a Ranger PHEV possa rodar aproximadamente 50 km no modo 100% elétrico.
Em evento realizado em São Paulo, a Ford mostrou a configuração eletrificada nas versões Stormtrack e Wildtrack. Porém, não confirmou o lançamento da dupla no País.
CABINE-SIMPLES
Conforme antecipado pelo Jornal do Carro em junho, a Ranger de cabine simples é outra novidade da lista. Essa opção de carroceria deixou de ser oferecida na atual geração da picape, lançada no País em meados de 2023.
O modelo foi apresentado na Fenatran, maior feira do setor de transporte rodoviário da América Latina, em novembro de 2024. Embora seja voltada ao trabalho, a picape terá várias soluções eletrônicas. Entre os destaques estão assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e de velocidade de cruzeiro.
O trem de força é bem conhecido dos brasileiros. Inclui motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas, que gera 170 cv e 41 mkgf. O câmbio poderá ser manual e automático – ambos de seis marchas. O acionamento do 4×4 é por meio de botão no console.
EVEREST
Outro com passaporte carimbado para o Brasil é o Everest. Assim como a Ranger, do qual deriva, o SUV deverá ser feito na Argentina, onde já esta à venda – atualmente o modelo vem da Tailândia.
Além disso, possivelmente terá o mesmo sistema híbrido flex da picape. O destaque é a capacidade para sete pessoas e o amplo espaço para bagagens.
Com cinco assentos em uso, o porta-malas tem capacidade de 898 litros e com sete, 259 l. Com a segunda e a terceira filas de bancos o recolhidas, são 1,823 l de área, segundo a Ford.
MUSTANG GTD
A vinda da versão de corrida que poder rodar nas ruas também foi antecipada pelo JC em junho. Com motor V8 5.2 de 826 cv e câmbio automatizado de duas embreagens e oito marchas, o Mustang GTD chega a 325 km/h.
O esportivo chegou às lojas dos Estados Unidos em 2024, ano em que a Ford celebrou os 60 anos do lançamento do Mustang. Com várias feitas de fibra de carbono, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
Há boa chance de o novo Territory híbrido plug-in também receber tecnologia flexível. Já a versão Raptor do SUV Bronco (maior do que o Sport vendido no País) e da picape F-150 ainda estão recebendo ajustes para poder ser vendida.


