Mix diário

Leilão para escolha do novo operador dos trens urbanos do Rio será em janeiro de 2026

Um leilão judicial para a escolha do novo operador dos trens urbanos do Rio de Janeiro foi marcado para 27 de janeiro de 2026. O certame dará, ao futuro operador, permissão para gerenciar o sistema pelo prazo de cinco anos. O contrato, em modelo de permissão, é para substituir a companhia SuperVia.

A Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) divulgaram nesta terça-feira (16) que concluíram o edital, que será divulgado pela Justiça, dentro da ação de recuperação judicial da SuperVia.

A remuneração da empresa passará a ser por quilômetro rodado e não mais pela quantidade de passageiros. Conforme o edital, o contrato poderá ser renovado por mais cinco anos e o novo operador poderá assumir o sistema sem ter que administrar as dívidas e processos judiciais da SuperVia. A chamada Unidade Produtiva Isolada Ferroviária (U.P.I Ferroviária) faz parte do aditivo ao plano de recuperação judicial da SuperVia, homologado pelo juízo da 6ª Vara Empresarial da Capital. O aditivo também estabelece a criação de um fundo – que será gerido pelo administrador judicial.

Em nota, o governo do Estado disse que o novo modelo de operação é focado na qualidade do serviço e o pagamento por quilômetro rodado e as metas claras de desempenho dão maior previsibilidade no controle das tarifas, reduzindo os pedidos de reequilíbrio contratual por queda de demanda.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve