Os ônibus das linhas especiais, somam aos das normais sendo 84 de todas as regiões Cuiabá e 46 do Cirsto Rei e Terminal Rodoviário de Várzea Grande que circulam no entono do Fifa Fan Fest não foram mexidas para ajudar no transporte, essas começaram a circular as 5h da manhã. Quanto ao tempo de trajeto, durante o evento teste, da UNIC Beira Rio ao estádio, com o trânsito em boas condições foram nove minutos no trajeto. As informações foram repassadas na tarde dessa segunda-feira (16) pelo secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, em coletiva no Palácio Alencastro.
Total de linhas
Nas 11 Linhas especiais de Cuiabá e duas de Várzea Grande circulam 110 ônibus, com mais 37 sobressalentes para atender de acordo com a demanda quem necessitar do transporte coletivo. Sendo que as linhas normais, apenas em Cuiabá, contam com 209 ônibus. No último jogo, sobraram 20 ônibus sem uso na estação temporária.
“À medida que houver necessidade vamos alterar ou ampliar a demanda de veículos. Para avaliar essa necessidade temos”, explicou o secretário de Municipal de Transito e Transporte de Cuiabá Antenor Figueiredo.
Outros meios de transportes
Quanto ao número de taxistas o secretário admitiu que o número está baixo para atender aos jogos “faltou taxi, e isso já havia sido detectado, por isso, o prefeito (Mauro Mendes) determinou estudo para aumento de permissões apesar de problemas internos da categoria”, afirmou.
Já o impedimento para circulação e estacionamento no entorno é para veículos automotores, sendo assim, nos dias de jogos, bicicletas podem circular no entorno da Arena Pantanal, mas não há estacionamento próprio para o veículo. No primeiro jogo, ciclistas circularam, mas não pararam no local.
Multas
A SMTU pretende reforçar também o trabalho de fiscalização no entorno da Arena Pantanal, isso porque é proibido o estacionamento no local, em qualquer horário em dias de jogos. Acontece que a fiscalização dos 170 agentes de trânsito e transportes começou às 12h no primeiro jogo, por isso, nessa terça-feira a orientação e autuação aos motoristas começaram às 7h da manhã.
“Vamos reforçar os guinchos também, porque no primeiro, trabalhamos com dez guinchos e não foi o suficiente. Foram guinchados trinta e cinco veículos sendo seis de chilenos, terminamos os trabalhos às dez da noite”, pontuou Antenor Figueiredo.
O secretário ainda explica que em caso de recolhimento de veículo de brasileiro, este tem 30 dias para recorrer, e para retirar o veículo do pátio é preciso pagar o valor da remoção (guincho) e estadia. Já os estrangeiros precisam pagar a remoção, estadia e multa que varia de R$ 53 a R$ 127 dependendo da infração.
O caso de infração mais grave registrado envolvendo um turista ocorreu em várzea Grande, quando o visitante, embriagado, colidiu com uma moto da Polícia Militar.