Mix diário

Mercado de Natal, castelos e a casa do Papai Noel: conheça atrações no charme da Europa

Na Europa, um clássico atrai muitos viajantes: os mercados de Natal, com barracas de enfeites, canções, vinho quente e comidas típicas. Mas as atrações para a data no inverno europeu vão além deles. Entre ruas iluminadas, palácios transformados em cenários e experiências criadas especialmente para a temporada, confira o que há em destinos da Finlândia à Alemanha, passando por Amsterdã e Paris.

Mercados de Natal na Alemanha

A Alemanha organiza alguns dos mercados de Natal mais tradicionais da Europa. No auge do inverno, uma atmosfera marcada por luzes cintilantes, corais e o aroma de especiarias do Glühwein (vinho quente) se espalha pelas cidade. Em Nuremberg, o Christkindlesmarkt, uma das feiras natalinas mais antigas e famosas do país, toma conta da Hauptmarkt, a praça principal da cidade. O mercado reúne dezenas de bancas com enfeites, muitos deles feitos à mão, além de doces e biscoitos típicos como o Lebkuchen (parecido com o pão de mel) e o Spekulatius (de amêndoas).

No norte, em Dresden, o Natal ganha forma no Striezelmarkt, que seria o mercado natalino mais antigo da Alemanha. Criado em 1434, ele reúne na Altmarkt cerca de 200 barracas decoradas. Além do artesanato, quem vai à praça pode comprar o Pflaumentoffel, bonequinho feito de ameixas secas, considerado um amuleto, e dar uma volta na roda-gigante. A programação inclui atividades para crianças, oficinas de culinária e apresentações teatrais.

O Münchner Christkindlmarkt transforma a Marienplatz, praça central de Munique, num cenário iluminado. Sua origem remonta ao século 14, época dos Mercados de São Nicolau, com utensílios e peças artesanais. Além das 137 barracas, o mercado se destaca por seu grande setor dedicado a presépios, em frente à Igreja de St. Peter. No Sky Workshop, pequenos de 6 a 12 anos podem se transformar em anjinhos com asas douradas e roupas brilhantes.

Amsterdã entre fotos e canais

O Cruzeiro Noturno de Boas Festas, da Blue Boat Company, faz o passeio pelos clássicos canais em clima natalino. Os passageiros são recebidos com vinho quente ou chocolate com chantilly, acompanhado do boterkoek, um bolo amanteigado holandês. O percurso, disponível toda noite entre 18h30 e 21h, dura 90 minutos.

The Pop-Up Christmas Edition transforma um espaço temporário em dez cenários imersivos, repletos de luzes e decoração natalina, criando uma atmosfera festiva; em cartaz até 24 de dezembro.

Em castelos e jardins da Grã-Bretanha

Salões históricos e jardins são transformados para receber visitantes durante a temporada na Grã-Bretanha. O Mágico de Oz inspira a visitação no Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, até 3 de janeiro, e no Castelo Howard, em North Yorkshire, até 4 de janeiro. Nessa última região, há ainda o North Yorkshire Moors Railway (expresso do Papai Noel).

Para quem já assistiu a Orgulho e Preconceito, filme baseado no livro de Jane Austen, a Chatsworth House serviu de cenário para a casa de Mr. Darcy. Até 4 de janeiro, o lugar entra no clima natalino e ganha um mercado de Natal nos jardins.

Paris e suas vitrines inspiradas

Assim como outros destinos europeus, a capital francesa também tem diversos mercados natalinos, caso dos montados no Jardim des Tuileries e próximos à Notre-Dame e à Torre Eiffel. Um charme a mais em Paris são as vitrines de grandes lojas de departamento como Printemps, Le Bon Marché e Galeries Lafayette.

Para o Natal de 2025, a artista plástica parisiense Jeanne Detallante criou uma decoração inspirada nos arquivos históricos da Galeries, com o tema O Mais Belo dos Presentes, simulando uma oficina mágica. Sob a cúpula no interior da loja, a árvore de Natal ganhou laços luxuosos e ilustrações da artista. Em 16 metros de altura, são 8 km de guirlandas de LED, 560 kg de fitas e 300 kg de tecidos. Neste ano, a loja apostou no retorno da pista de patinação no gelo, aberta até 4 de janeiro no terraço diante de Paris.

Na Finlândia, a Casa do Papai Noel

Para quem diz que o Papai Noel não existe, Rovaniemi prova o contrário. Na Lapônia, a cidade abriga a Santa Claus Village, conhecida como a casa oficial do Bom Velhinho. Aberta durante todo o ano, a vila na Finlândia ganha um brilho especial no inverno, com o clima natalino.

Funciona como um complexo turístico, reunindo diversas atrações pagas individualmente: passeios com huskies, encontros privados com o Papai Noel, sessões de fotos, visitas às renas e até um correio especial onde é possível enviar cartões carimbados com o selo exclusivo do Ártico. Em 23 de dezembro, ocorre o Papai Noel Está A Caminho, evento de despedida simbólica antes do início de sua jornada pelo mundo; é gratuita e transmitidas ao vivo.

*Isadora Setubal é estagiária sob supervisão de Nathalia Molina

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve