A convite do governador do Paraná, Ratinho Júnior, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou nesta terça-feira (9) da solenidade que marcou o início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD) no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento simboliza a estreia do novo modal de transporte coletivo no país, considerado um dos projetos mais inovadores da mobilidade urbana nacional. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, integrou a comitiva cuiabana.
A implantação do BUD no Paraná ocorre após uma série de testes iniciados em 28 de novembro, quando o veículo elétrico começou a circular experimentalmente entre os terminais de Pinhais e Piraquara. O estado é o primeiro da América do Sul a testar a tecnologia, que promete complementar o sistema de ônibus, aumentar a capacidade de transporte e oferecer uma alternativa moderna e sustentável para deslocamentos metropolitanos.
Segundo o governo paranaense, o BUD tem capacidade para transportar até 280 passageiros, podendo chegar a 360 em horários de maior demanda. O trajeto é de aproximadamente 10 quilômetros e inclui vias estratégicas da região. Durante o período experimental, motoristas foram treinados e o desempenho operacional do veículo foi monitorado em diferentes condições de tráfego, garantindo segurança e confiabilidade para o início da operação.
Durante o evento, Abilio Brunini afirmou que Cuiabá pode ser a próxima capital a adotar o modal. Ele destacou que o sistema foi implantado em apenas cinco meses após a chegada dos veículos e ressaltou os pontos que considera favoráveis à tecnologia: operação totalmente elétrica, sustentabilidade, menor custo e necessidade reduzida de obras estruturantes. O prefeito também lembrou a visita realizada à China em outubro, quando conheceu o funcionamento do BUD diretamente na fábrica.
A presença da comitiva cuiabana na inauguração reforça o debate sobre a possibilidade de substituir o BRT pelo BUD em Cuiabá. Para o prefeito, o novo sistema poderia aproveitar parte da estrutura já existente, evitando novos investimentos pesados em infraestrutura. A avaliação técnica e a observação da operação em Piraquara devem subsidiar as próximas decisões da administração municipal sobre o futuro do transporte público da capital mato-grossense.



