Esportes

Faltoso na Copa das Confederações e pendurado, Neymar preocupa seleção

 
A CBF trabalha com a regra de cartões zerados entre oitavas e quartas de final. Isso significa que Neymar não poderá levar outro amarelo nas próximas três partidas, caso queira jogar todas do Mundial.
 
Ao contrário da maioria dos campeonatos nacionais, na Copa do Mundo, dois cartões já suspendem um atleta. Na terça-feira, o Brasil vai enfrentar o México, em Fortaleza. Na outra segunda, dia 23, jogará contra Camarões, em Brasília. Caso se classifique na primeira colocação, as oitavas serão no dia 28, em Belo Horizonte. Depois disso, quem tiver um cartão amarelo estará livre.
 
A importância de Neymar para o Brasil é evidente, indiscutível. O jovem é o grande jogador dessa geração, fez dois gols na estreia, é responsável pelas bolas paradas, quem mais dribla… Mas, se ainda há algo a corrigir, é justamente seu desempenho na marcação.
 
Em 2013, ele foi o jogador mais faltoso da Copa das Confederações: 17 infrações em cinco partidas. Mesmo assim, recebeu somente um cartão amarelo, contra a Itália, no terceiro jogo da primeira fase, numa entrada que tirou De Sciglio do jogo (assista ao lance no vídeo ao lado). Conseguiu passar todo o torneio sem desfalcar a Seleção. O excessivo número de infrações se deve ao pedido de Luiz Felipe Scolari para que se empenhe na marcação.
 
– Ele não é um jogador acostumado a isso, mas se aplica, tenta fazer, motiva-se para isso – elogiou o treinador.
 
Diante da Croácia, Neymar fez só uma falta. O Brasil, ao todo, cometeu pouquíssimas, apenas cinco. Mas essa do craque, na opinião dos adversários, já poderia tê-lo tirado da próxima partida contra o México. Os jogadores croatas ficaram enfurecidos pelo árbitro Yuichi Nishimura ter dado cartão amarelo, e não vermelho, quando o camisa 10 acertou o braço no rosto de Modric.
 
– Ele deveria ter recebido o cartão vermelho. Não importa como se chama o jogador, se é cartão vermelho, é vermelho. Todos viram, mas futebol é isso, o árbitro decide em um segundo e depois não podemos fazer nada mais – criticou o meia Rakitic, que deve ser companheiro do brasileiro no Barcelona na próxima temporada.
 
Se por um lado Neymar foi quem mais cometeu faltas no ano passado, também foi, disparado, o mais caçado. Foram 30 infrações sobre o brasileiro. O segundo colocado foi o atacante Balotelli, com 17. Na última quinta-feira, das 20 faltas que a Croácia fez, duas foram no atacante.
 
Caça ou caçador, é fato que Neymar preocupa muito. Os rivais quando está em campo e os brasileiros se tiver que ficar fora.
 
Globo Esporte

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos