Esportes

Brasil não tropeça em estreias desde 1978

 
Sem um tropeço desde 1978, quando empatou com a Suécia por 1 a 1 na primeira partida do torneio na Argentina, a seleção brasileira tem um aproveitamento de 82% em estreias de Copa e não sabe o que é perder um primeiro jogo de Mundial há 80 anos.
 
Em 1934, o time que ainda jogava de camisas brancas foi desbancado pela Espanha por 3 a 0. Estreias naquela época não eram o forte da seleção que se tornaria penta campeã do mundo. Em 1930, na primeira versão da Copa, o algoz foi a Iugoslávia: 2 a 1.
 
Na sequência, foram 40 anos sem empatar ou perder. Um empate com a mesma Iugoslávia por 0 a 0 encerrou a sequência, que acabou retomada em 1982: 2 x 1 sobre a União Soviética.
 
A média de gols também anima. Com uma média de 2,26 por jogo, a seleção brasileira balançou a rede adversária 43 vezes em estreias de mundiais. Foram ainda 17 gols sofridos, com uma média inferior a um por duelo.
 
Se ainda quiser usar a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil como inspiração, Felipão pode relaxar e esperar o melhor de seus comandados. No ano do Maracanazo, a equipe superou o México por 5 a 0.
 
O retrospecto é favorável e até anima, mas Luiz Felipe Scolari celebra mesmo é o trabalho bem feito no período pré-Copa.
 
"Tudo ajuda neste momento, mas o mais importante é que o trabalho foi muito bem feito. Crescemos nos amistosos, todos estão em condições de jogo. Ninguém se sentiu incomodado e hoje estamos em boas condições", comentou.
 
Um triunfo contra a Croácia nesta quinta também é importante para já começar a acreditar em um título. Nas cinco vezes que conquistou o Mundial, o Brasil estreou vencendo. E Felipão não quer perder este costume, nem mesmo a invencibilidade de 80 anos.
 
UOL Copa 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos