Cidades DESTAQUE 2

CDL lança Observatório das Obras para auxiliar população e comerciantes durante intervenções em Cuiabá

Para monitorar o andamento das principais obras em execução em Cuiabá, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) lançou, nesta terça-feira (2), o Observatório das Obras, uma plataforma digital aberta ao público e disponível gratuitamente no site da entidade. A ferramenta foi criada para auxiliar empresários e a população durante o período mais intenso de intervenções urbanas que afetam o trânsito, a mobilidade e a rotina comercial da capital.

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, a iniciativa nasce como resposta aos impactos econômicos e sociais gerados pelas obras em curso. “Sabemos como esse conjunto de obras está afetando não só o comércio de Cuiabá, mas a população. Nossa intenção é ajudar os empresários locais, assim como as pessoas em geral, para que consigam tomar as melhores decisões sobre ir e vir durante as intervenções”, afirmou.

Desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da entidade, a plataforma mapeia obras de mobilidade, saneamento, requalificação urbana e a construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil. As informações serão atualizadas semanalmente e incluem detalhes sobre o tipo de intervenção, trechos atingidos, etapas em execução, prazos de conclusão e responsáveis técnicos.

Entre os empreendimentos monitorados estão o Bus Rapid Transit (BRT) e o Complexo do Leblon, que impactam corredores viários estratégicos como as avenidas Miguel Sutil e do CPA. Também constam no observatório as intervenções da Águas Cuiabá para recuperação das redes de água e esgoto no centro da cidade, além das obras de requalificação do Centro Histórico e da construção do novo Mercado Municipal, na avenida Generoso Ponce.

A criação do Observatório das Obras foi anunciada em outubro, durante reunião ampliada entre comerciantes e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), da Águas Cuiabá e do consórcio CS Mobi. A iniciativa ganhou força após o atraso na conclusão do BRT na avenida do CPA, situação que levou a CDL a realizar uma pesquisa revelando queda de 36% no movimento do comércio da região e redução de funcionários em 20% das empresas impactadas.

Com a expansão das intervenções rumo ao centro da cidade, os efeitos devem atingir cerca de 9 mil empresas e aproximadamente 36 mil trabalhadores. Diante desse cenário, a CDL destaca que o Observatório das Obras se torna uma ferramenta essencial para planejamento, tomada de decisões e mitigação de prejuízos, oferecendo transparência e atualização constante sobre os trabalhos que estão transformando a infraestrutura da capital.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.