“Houve evolução abaixo do esperado nas obras desde o ultimo relatório, as metas não foram cumpridas. As obras estão operacionais, não concluídas”, contou o secretário de controle de obras e serviço de engenharia do TCE e componente da comissão André Luiz Souza Ramos.
Já o relator, afirmou que o TCE está satisfeito com a evolução das obras para o campeonato. Mas reforçou que apesar de as intervenções não estarem 100% concluídas muitas poderão ser utilizadas pela população.
“Temos que lembrar que 78% dos que vem para o primeiro jogo são turistas e a cidade está razoavelmente preparada para isso se comparado com o cenário que existia”, ponderou João Batista de Camargo.
O conjunto das 16 obras essenciais está nas regiões que compreende o Aeroporto, o acesso à Arena Pantanal e ao centro da cidade, setor hoteleiro, Fifa Fan Fest e o Ticket Center (Shopping Pantanal).
Veja como estão as obras “operacionais” de acordo com o relatório do TCE:
Arena Pantanal – O estádio está praticamente concluído, faltando pequenos ajustes, tais como pequenas correções no gramado, pendências de alguns serviços de limpeza, colocação de carpete, instalação de aparelhos de ar condicionados e iluminação na "Zona Mista". No que se refere às estruturas complementares, ainda havia serviços a serem feitos.
Aeroporto Marechal Rondon – A parte externa aeroporto já está praticamente concluída e o novo terminal estará operacional para o embarque e desembarque dos passageiros. A última inspeção foi realizada pela Comissão de Acompanhamento do TCE-MT no domingo (08/06).
Duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT 444) – Acesso ao COT Pari, está praticamente concluído o trecho em frente à fábrica da Coca Cola e em frente ao posto Papito.
Duplicação da Estrada da Guarita – Segundo o relatório, apresenta problemas. Em todas as inspeções realizadas, o TCE-MT alertou os responsáveis que, caso as interferências não fossem solucionadas rapidamente e não houvesse o reinício imediato dos serviços, não se cumpriria o compromisso assumido de conclusão da obra até o final do mês de maio. A obra só foi retomada, de fato, no dia 09/05. A situação preocupa, uma vez que as desapropriações ainda estão pendentes.
Trincheira do Santa Izabel – Apesar de estar operacional para a Copa, a obra desagrada pela má qualidade. Em alguns trechos, conforme constatado na última inspeção, a pintura da trincheira foi executada sem que a regularização das superfícies da cortina fosse completamente realizada. A aparência permanece ruim. As barreiras “New Jersey” apresentam desalinhamento, trincas e falhas de concretagem. Há falhas construtivas. Há diversos pontos com infiltração junto aos tirantes que não foram resolvidos.
Viaduto da Dom Orlando Chaves – As alças do viaduto (do lado direito Av. FEB – Cuiabá) estão quase concluídas, faltando apenas a interligação com a Av. da FEB. Já do outro lado, em frente à concessionária Peugeot (sentido Cuiabá – Av. da FEB) a obra está um pouco mais atrasada. Nesse trecho, a via é muito estreita, as calçadas são reduzidas e os postes encontram-se rentes à pista. O retorno já está pronto, mas faltam a interligação com a Av. da FEB e a camada asfáltica em uma parte considerável da via.
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