O problema é que muita gente adota medidas erradas para perder peso, como por exemplo, ficar muito tempo sem comer. A nutricionista Camila Freitas alerta que o jejum prologando não é ideal porque, além de fazer mal à saúde, aumenta o risco de a pessoa exagerar na próxima vez que for comer.
Para quem quer emagrecer, não é ideal também restringir alimentos – basta fazer escolhas nutritivas. Há quem acredite ainda que comer carboidratos à noite, por exemplo, ajuda a perder peso, mas isso também pode fazer mal, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.
O médico explica que o carboidrato ajuda a dormir melhor e o sono bom é fundamental para uma vida e um peso saudável. No caso das proteínas, a nutricionista recomenda optar por carnes mais magras, como peixes ou frangos e carnes sem gordura. Os especialistas alertam que, para perder peso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e verduras.
Uma sugestão de cardápio, por exemplo, é mesa com alimentos verdes e amarelos, em clima de Copa do Mundo, como mostrou o programa. Alimentos como banana, abacate, milho, ervilha, couve e mamão, por exemplo, são saudáveis e podem ser ótimas opções para quem quer mudar o hábito alimentar.
G1