Os mandados foram expedidos pela Vara do Crime Organizado da Capital. Até o momento 44 pessoas foram presas e outras 25 encontram-se foragidas. A ação faz parte da 'Operação Aquiles', deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO).
Segundo o Gaeco, as investigações tiveram início há cerca de 1 ano e a maior parte dos crimes eram praticados na Grande Cuiabá e outras comarcas. As investigações apontam ainda, que a organização criminosa tenha tenha sido responsável por mais de 200 roubos apenas no último ano.
Entre os crimes praticados estão a adulteração de sinais identificadores de veículos e falsificação de documento público.
Mandados
Ao todo, foram expedidos 69 mandados de prisão e 53 de busca e apreensão. Estão evolvidos na Operação, promotores de Justiça e Policiais Militares. Segundo o Gaeco, durante um ano de investigação outras 21 pessoas foram presas em flagrante e 20 veículos foram recuperados.
Veja como se dividia a organização criminosa :
Na ponta do organismo criminoso membros da quadrilha eram intitulados de “soldados”, eram eles os encarregados de subtrair os veículos automotores e realizar assaltos a residências e estabelecimentos comerciais.
Em segundo plano haviam os responsáveis pela receptação e encaminhamento do bens móveis subtraídos (principalmente veículos automotores).
Já o terceiro grupo era formado por pessoas encarregadas de providenciar a adulteração do veículo e dos documentos.
Havia ainda uma outra equipe composta por agentes públicos e terceiros que tinha como atribuição fornecer dados de veículos similares.
Atualizada 18h35 (informações assessoria)