Mix diário

Indústria de biocombustíveis espera compromisso global de redução de fósseis

Representantes do setor de biocombustíveis esperam um compromisso global de redução do uso de fósseis a partir da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). “Espero que haja compromisso pela redução dos combustíveis fósseis. Podemos mostrar ao mundo que estamos prontos. Temos capacidade, política pública e oferta”, afirmou o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, em evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na AgriZone durante a COP30.

Executivos da indústria de combustíveis também refutaram a tese de disputa por matérias-primas entre produção de alimentos e biocombustíveis. “Não há disputa entre food or fuel. Estamos, cada vez mais, ampliando a produção de alimentos e utilizando os resíduos da cadeia na produção de biocombustíveis”, apontou Tokarsi.

Representante da União Nacional de Etanol de Milho (Unem), Giuseppe Lobo, afirmou que a expansão da produção do biocombustível em Mato Grosso permite que outros setores façam a neutralização das emissões das suas atividades. “A indústria de etanol de milho também está fomentando que outros setores possam fazer redução das emissões de carbono”, disse. Mato Grosso deve produzir neste ano mais de 7 bilhões de litros de etanol de milho.

CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira, defendeu que mais países, além do Brasil, implementem políticas públicas de uso obrigatório de biocombustíveis em redução ao uso dos fósseis. Ele citou os Estados Unidos, que têm mistura obrigatória de etanol à gasolina em nível baixo, a Colômbia, que está começando a produção de carros flex, e a Austrália, que não possui produção de carro flex. “Há diversos outros países produtores de etanol que poderiam estar usando etanol e não usam como poderiam”, argumentou.

*A jornalista viaja a convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve