A previsão é que a chuva se estenda para os próximos dias com ventos de 60 a 80 km/h
Após a forte chuva que atingiu o estado na tarde desta segunda-feira (17), as equipes da Energisa Mato Grosso trabalham em força-tarefa para atuar nos impactos provados pelas condições climáticas.
Os ventos apresentaram rajadas entre 40 e 80 km/h, arremessando objetivos na rede de energia, ocasionando queda de postes, árvores e cabos rompidos. Ao todo foram registradas cerca de 1900 ocorrências na concessionária de energia por causa da tempestade.

Os municípios mais atingidos foram: Rondonópolis, Pedra Preta, Araguaiana, Matupá, Guarantã do Norte, Cuiabá e Várzea Grande.
O coordenador do O Centro de Operação Integrado da Energisa MT, Murilo Castilho, explica que a concessionária as equipes estão trabalhando 24 horas para atender todos os clientes o mais rápido possível.
“A chuva criou uma dificuldade de locomoção em algumas áreas do estado. Mas ainda assim conseguimos controlar a situação. Ampliamos o contingente de equipes desde ontem e continuamos reforçados hoje para garantir os atendimentos. Nesse momento, equipes estão atuando em todas as cidades, em várias frentes para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível”, diz.
Tempo nos próximos dias
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, as chuvas devem continuar nos próximos dias.
“Para hoje (18) o tempo ficará com muitas nuvens e chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de descargas atmosféricas em todo Mato Grosso. Principalmente na região de Tangará, Sinop e Barra do Garças. Os ventos devem apresentar rajadas entre 30 e 60 km/h”, afirmou.
A meteorologista ainda explica que as temperaturas estarão elevadas no norte do estado e em ligeiro declínio no sudoeste. Em Cuiabá, a máxima é prevista em torno de 30°C.
“Nos próximos dias, haverá chances de chuva moderada a intensa, especialmente no centro-norte do estado. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h, e as temperaturas estarão elevadas no norte,” concluiu Ana Paula.
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.
A Energisa ressalta a importância de não se aproximar de cabos e fios em qualquer situação. A empresa deve ser acionada pelos canais de atendimento ao cliente:
Call Center: 0800 646 4196
Site: energisa.com.br
WhatsApp: (65)99999-7974.
Fotos: Reprodução/Divulgação.



