Mix diário

Prazo para Castro apresentar explicações ao STF sobre megaoperação no Rio termina nesta segunda

O governo do Rio de Janeiro tem até esta segunda-feira, 17, para enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as informações e documentos solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão que deixou 121 mortos.

O procurador-geral do Estado do Rio, Carlos da Costa e Silva Filho, havia solicitado um prazo maior para “que as Secretarias de Estado envolvidas” consolidasse e encaminhasse as informações e documentos requeridos. Moraes atendeu ao pedido e deu mais 48 horas para que as explicações fossem enviadas. O novo prazo termina nesta segunda-feira.

Na segunda-feira, 10, o ministro determinou que Castro preservasse todas as imagens das câmeras corporais dos policiais civis e militares envolvidos na Operação Contenção.

Na mesma decisão, o ministro determinou que o governador enviasse ao STF a relação de agentes envolvidos na operação e também cópias de todos os laudos necroscópicos dos mortos na ação.

Moraes cobrou também os relatórios de inteligência e policiais que embasaram a operação, deflagrada para cumprir mandados de prisão preventiva contra lideranças do Comando Vermelho, gerentes do tráfico e soldados da facção.

O ministro vai verificar se havia nos relatórios pistas que indicassem que os alvos dos mandados de prisão estavam no local onde ocorreu a operação.

No dia seguinte à operação, quarta-feira, 29, Moraes mandou intimar o governador Cláudio Castro para que prestasse informações sobre a Operação Contenção. Em sua decisão, o ministro afirmou que a cobrança “encontra amparo nas determinações estruturais do acórdão do julgamento de mérito” da “ADPF das Favelas”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve