O homem cada vez mais deixa de respeitar o meio ambiente, agredindo a natureza como forma de desenvolvimento desordenado para suas conquistas de enriquecimento ou poder de liderança absoluta do planeta.
Portanto enfrentamos um intenso processo de desmatamento das florestas e áreas de preservação ambiental que em geral extensas, agregando à qualidade de vida muito baixa para viver à toda a humanidade.
Como podemos sonhar com o futuro sem termos a certeza do presente que vivemos?
“A insanidade é continuar fazendo sempre a mesmas coisa e esperar resultados diferentes”. (Albert Einstein)
Cada vez mais o cenário ambiental passa por grandes modificações seja nas destruições de menores proporções que acontecem no mundo às centenas e milhares, todas elas transformando de forma negativa o meio ambiente natural.
O clima seco, mudanças climáticas e a ambição dos homens nos deixam desmotivados e amedrontados com esse desprezo com o ecossistema.
A COP30 tem como objetivos principais avançar nas negociações climáticas internacionais, monitorar o cumprimento do acordo de Paris (manter a temperatura abaixo de 2ºC, com esforço para limitar ela a 1,5ºC) e estabelecer metas mais ambiciosas para a redução do aquecimento global.
Este ano é realizada aqui no Brasil entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém do Pará. A escolha é estratégica, simbólica e política: reforça a importância do bioma para o futuro do planeta, projeta internacionalmente o compromisso ambiental do Brasil e aproxima as negociações globais da realidade dos povos da floresta. Destaca a desigualdade e vulnerabilidade climática de uma cidade que enfrenta pobreza, desmatamento e falta de infraestrutura.
Faça desta oportunidade o melhor para o Planeta!


