Esportes

‘Cama e Café’ decepciona anfitriões mato-grossenses

 
A exatos oito dias do primeiro jogo da Copa na Capital, cerca de 300 pessoas receberam um e-mail da Secopa informando que haviam sido cadastradas no programa de acomodação. Contudo, a maior parte deles se queixou da demora no processo, visto que já haviam se cadastrado há meses. 
 
“Estamos nos empenhando para que os visitantes conheçam o Programa e que escolham o aconchego da sua casa e seu café da manhã, e assim o Programa tenha o maior sucesso possível”, diz trecho do e-mail encaminhado na manhã desta quinta-feira (5) por um representante da Secopa aos inscritos no Cama e Café. 
 
O Circuito Mato Grosso teve acesso a outros e-mails que compravam a insatisfação de pessoas que tinham o interesse em receber turistas em suas residências. Muitos alegam inclusive, que ‘cansaram’ de esperar pela Secopa e procuraram outras formas de anunciarem suas residências como opção de acomodação durante o Mundial. 
 
“Eu deixei de acreditar nesse governo o dia que eles ganharam a eleição dizendo ser o único capaz de organizar a Copa e vocês verem a 09 dias dos jogos como está a cidade. Com isso, busquei outras formas de aluguel com o preço o qual os turistas estão pagando. Aluguei os quartos todos para os jogos do Chile e Colômbia”, disse A.V.A.J, em resposta ao e-mail encaminhado pela Secopa. 
 
Outro anfitrião ainda questionou o representante da Secopa que alegou que a pasta estava se empenhando para que os visitantes conhecessem o programa do Estado e cobra ainda uma resposta da Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur). “Como vocês estão se empenhando se até a presente data, sete dias antes do início do primeiro jogo da copa em Cuiabá, sequer foram inseridas as fotografias da maioria das residências dos 'anfitriões' da cidade de Poconé? Cidade situada ao lado de Cuiabá, sendo o portal para a entrada do pantanal mato-grossense? Nós anfitriões queremos uma resposta mais enérgica e sensata da secretaria de turismo, visto que investimentos já foram feitos”, critica G.R.V.S. 
 
Muitos ainda lembram que o programa foi anunciado há meses e ainda assim, pessoas que buscaram realizar o cadastramento não obtiveram sucesso. “São mais de 300 famílias que ao meu ver foram iludidas quanto ao programa, tendo em vista a falta de eficiência da organização desse projeto, uma vez q ate a presente data não foram nem alugada e muito menos contatados 10% das pessoas cadastradas no programa”, diz outro anfitrião. 
 
Dívidas
 
Na expectativa de receber turistas e garantir uma renda extra – como foi propagado pelo próprio Governo do Estado – muitos chegaram inclusive a realizar reparos e pequenas reformas em suas residências. As vésperas da Copa, no entanto, seguem na incerteza se irão de fato receber algum hóspede.  
 
"As palavras do Sr. Paulo (representante da Secopa) em nada refrescam o tamanho prejuízo que todas as famílias ENGANADAS no cama e café tiveram. Conheço famílias que tiveram que dispor de um dinheiro que NÃO tinham para reformar casas e adquirir mobílias imprescindíveis para participarem do programa. Teoricamente, o esforço valeria a pena, uma vez que as diárias estabelecidas PELO PROGRAMA, dariam retorno suficiente para quitar esses gastos e ainda sobrar um pouco. Bom,  o resultados todos estão vendo: Nem uma única reserva. Famílias devastadas em dívidas, desiludidas e passando por dificuldades. As pessoas com as quais conversei estão totalmente desesperadas, sem saber a quem pedir socorro", disparou A.G.M.
 
Cama e Café 
 
O programa Cama e Café – parceria da Secopa e da Sedtur – foi lançado em novembro do ano passado, com objetivo de suprir o déficit de leitos na Baixada Cuiabana, por conta da realização da Copa do Mundo em Cuiabá. A ideia, segundo a Secopa, à época do lançamento era normatizar, organizar e ampliar o processo de hospedagem na Capital, e nos municípios de Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Poconé. 
 
Ainda de acordo com a Secopa, o programa visa também promover um intercambio “cultural e uma experiência de contato com as cidades de Mato Grosso”. 
 
Outro Lado 
 
A reportagem entrou em contato com a Secopa que alegou, por meio de assessoria de imprensa, que existe um processo de vistoria, analise de documentos e outros procedimentos burocráticos que precisam ser realizados antes da efetivação dos cadastros. Ainda segundo a assessoria, as pessoas que tiveram a confirmação do cadastro na manhã de hoje não serão prejudicadas, pois as reservas ainda não estão fechadas. 
 
 
 
 
 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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