Mix diário

Demissões nos EUA têm alta anual de 175% em outubro, maior nível para o mês desde 2003

Empresas sediadas nos Estados Unidos anunciaram 153.074 demissões em outubro, o maior número para o mês desde 2003, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 6, pela Challenger, Grey & Christmas. O total representa alta de 175% em relação a outubro de 2024.

“O ritmo de cortes foi muito acima da média para o mês”, disse Andy Challenger, diretor e especialista em mercado de trabalho da consultoria.

Ele apontou que “alguns setores estão corrigindo excessos após o boom de contratações da pandemia”, mas destacou que o movimento também reflete “adoção de inteligência artificial (IA), enfraquecimento do consumo e dos gastos corporativos e custos crescentes”.

Com o dado de outubro, os cortes acumulam 1,099 milhão no ano, alta de 65% frente ao mesmo período de 2024 e o maior nível desde 2020.

Segundo a Challenger, quase 450 empresas anunciaram planos de demissões no mês, ante cerca de 400 em setembro. “Este é o maior total para outubro em mais de 20 anos, e o maior para um único mês do quarto trimestre desde 2008”, disse Challenger.

O levantamento mostra que a tecnologia liderou os cortes, com 33.281 demissões em outubro, seguida por armazenagem (47.878) e varejo (2.431). No acumulado do ano, os cortes no varejo aumentaram 145%, enquanto o setor de armazenagem registrou salto de 378%.

Challenger observou ainda que as empresas tradicionalmente evitam anunciar cortes no fim do ano, mas que a tendência mudou. “Com o surgimento das redes sociais e a possibilidade de os trabalhadores compartilharem experiências negativas, as empresas passaram a evitar anúncios antes das festas”, disse. “Agora, com a criação de empregos em baixa, o impacto desses anúncios é ainda mais sensível.”

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve