A ideia é deter uma excelência de 4K nos próximos dois anos, tornando-o o padrão mais utilizado no país, para que, a partir de 2016, comece a ser realizada a implantação do 8K. O planejamento inicial é de que esta altíssima qualidade seja utilizada nas transmissões dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados na cidade de Tóquio.
A venda de televisões 4K no país, no entanto, ainda não é das maiores. Os preços altos afastam muitos compradores, apesar de as grandes empresas, como Sony e Sharp, estarem focadas na popularização do formato. Segundo Katsuaki Watanabe, ex-presidente da Toyota e um dos líderes deste consórcio por trás dos testes com o Ultra HD, o momento é este.
“Vários países estão acelerando os testes e o lançamento de novos serviços usando estas tecnologias. A indústria japonesa tem que fazer o que puder para sobreviver neste ambiente severo”, avaliou.
Resta saber se o procedimento será o bastante. Mais do que o início de mais transmissões, o que os consumidores esperam mesmo é a diminuição dos preços de TVs com o 4K. Seja no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo.
Tech Tudo