A Central do Turista já está em funcionamento na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), em Cuiabá, mesmo prédio da Delegacia do Consumidor, com estrutura de 40 investigadores, 5 delegados, 11 escrivães e 5 viaturas, sob a administração da delegada Ana Cristina Feldner, que acumulará as funções no período do mundial.
Além da delegada, os delegados Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, de Rondonópolis, Maurício Hoette, de Juscimeira, Marcelo Carvalho, de Marcelândia, Alexandre Franco de Morais, de Tangará da Serra, e Lindomar Aparecido Tofoli, da Delegacia de Entorpecentes, atuarão como delegados adjuntos na Central do Turista.
Todos os policiais lotados na Central estão qualificados para o atendimento em inglês, espanhol e japonês. Os servidores irão trabalhar em regime de plantão para, além de prestar todo o atendimento aos turistas, dar apoio às demais delegacias de polícia, nos casos envolvendo estrangeiros, atuando como interpretes. "A central de idiomas, com absoluta certeza, fará com que os turistas estrangeiros, caso necessitem de nosso serviços, retornem aos seus países com o sentimento do melhor atendimento possível, recaindo em um atendimento eficaz e eficiente", destacou o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Anderson Aparecido dos Anjo Garcia.
A Central irá também distribuir o "Guia da Segurança", em três línguas: português, espanhol e inglês. O folder contém orientações diversas sobre segurança, como cuidados nas ruas, nas instituições financeiras, nas estradas, condutas criminosas, a exemplo do turismo sexual infantojuvenil, mobilidade urbana, telefones úteis e de emergência da segurança, disque denúncias, além de contatos da rede hospitalar pública e particular, sites das embaixadas e consulados.
O guia na versão digital está disponível nos sites da Secretaria de Estado Segurança Pública e da Polícia Judiciária Civil para consulta. O material será distribuído no aeroporto, rodoviária, hotéis, pontos turísticos e nas unidades policiais que atuarão diretamente com o turista nacional e estrangeiro.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, Anderson Garcia, a Central do Turista é um dos pontos principais de todo o planejamento operacional da instituição. Conforme o delegado, a unidade atuará de forma sincronizada e harmônica com todas as delegacias de polícia do estado, nas ocorrências envolvendo turista, seja como vítima ou suspeito. "Frente a tratados internacionais que devem ser respeitados, ocorrerá uma proximidade com os consulados e embaixadas dos países", disse o chefe da Polícia Civil de Mato Grosso.
Garcia destacou também a importância da fiscalização de marcas e patentes. "Iniciamos trabalho de conscientização da população e comerciantes quanto a essa questão. O próximo passo serão as ações de fiscalização em conjunto com outros órgãos estatais e, se por ventura, vier ocorrer delitos, a Polícia Civil irá reprimir essa modalidade criminosa", afirmou.
Secom