Um roteiro turístico para o futebol da América do Sul foi anunciado na quarta-feira, 22, em Brasília, como iniciativa final da presidência brasileira à frente do Mercosul. A rota conecta Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, com o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes para os países por meio da paixão pelo esporte. Apenas nos nove primeiros meses de 2025, o Brasil bateu o recorde de 7 milhões de turistas internacionais.
A iniciativa pretende fortalecer a marca Visit South America. Representantes de países membros e associados do Mercosul também acertaram, em Brasília, que irão ampliar a cooperação para desenvolver mais iniciativas de promoção conjunta de destinos e atrativos da região. Uma delas será seguir com a divulgação do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, com pontos históricos de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Estádios e museus de clubes
Na divulgação da rota do futebol, o Ministério do Turismo do Brasil informou que, de acordo com dados da Fifa e de órgãos oficiais de turismo, pelo menos 60% dos sul-americanos se dizem torcedores ativos. Também lembrou que, além dos jogos e da arquitetura dos estádios da América do Sul, os visitantes podem conferir visitas guiadas e museus.
Durante a primeira fase de promoção conjunta para o mercado internacional, estão incluídos:
– Brasil: Maracanã; Allianz Parque; Neo Química Arena; Arena BRB Mané Garrincha; Beira-Rio; Arena do Grêmio; Museu Pelé; Vila Belmiro; Arena Castelão; Estádio Mangueirão; Museu do Futebol; Museu do Flamengo; Museu do Botafogo.
– Argentina: La Bombonera; Más Monumental; Presidente Perón; Uno de La Plata; Gigante de Arroyito.
– Uruguai: Estádio Centenario de Montevidéu.
– Paraguai: Museu Conmebol.
– Chile: Parque Estádio Nacional.
– Bolívia: Estádio Hernando Siles; Estádio Ramón Tahuichi Aguilera; Estádio Félix Caprile.

 
        

 
                                