“Há muitas pessoas que não vêm ao Mercadão porque não conhecem ou porque não têm onde deixar o carro. Se você for olhar os estacionamentos numa hora dessas (16h de uma quinta-feira), vai ver que eles estão todos lotados. Isso faz com que eles acabem aumentando o preço e isso afugenta o cliente. O BRT vai conseguir reverter um pouco esta história”, afirma Vicente Gazola, 56 anos, um dos mais de 300 lojistas do centro popular.
Madureira vai ficar no meio do caminho do corredor de ônibus expressos de 39 km e 45 estações que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Há uma parada bem em frente ao Mercadão e uma estação de integração com o metrô Vicente de Carvalho, a menos de 10 minutos dali.
“O Rio de Janeiro vai estar todo interligado. Vai ser muito mais rápido chegar aqui. Porque até agora, se a pessoa resolve vir de carro ou de ônibus, fica presa no engarrafamento. Acho que as pessoas vão passar a deixar o carro em casa para vir de BRT. Se vier de carro da Zona Sul ou até da Barra, vai demorar 2h, 3h, dependendo de como estiver a Linha Amarela. Com a Transcarioca, tanto de um lado quanto do outro vai ser possível chegar em cerca de 1h. E sem estresse com o trânsito”, diz Gazola, que está há 46 anos no shopping.
“Quando eu tinha 9 anos já ajudava minha mãe no Mercadão. A loja era muito maior, a gente chegava aqui às 3h da manhã para começar a trabalhar. Eram outros tempos”, recorda o comerciante.
O administrador do Mercadão, Antônio Tanque, também confia que a obra vá ajudar a revitalizar todo o bairro. “Acredito que realmente chegou a hora de Madureira. Nosso bairro que vinha sendo esquecido por muitos anos e ultimamente tem recebido mais atenção. Com isso também a iniciativa privada virou seu olhar para nossa região e está chegando com novos investimentos. Muita coisa está acontecendo e irá acontecer para tornar Madureira novamente a capital do subúrbio”, explica.
O “síndico”, como é conhecido Tanque, mostra quase tanta animação quanto o comediante John Emanuel, um dos responsáveis por animar os consumidores durante as compras pelos corredores do shopping popular. Ele inventou três músicas para apoiar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo e, a partir do dia 5 de junho, vai vender um DVD com sua interpretação de vários personagens no Mercadão.
“A gente como brasileiro sempre gosta de futebol e samba. A minha expectativa é que o Brasil ganhe a Copa. E eu espero que muitos turistas venham ao Mercadão para se fantasiar e se preparar para a festa”, conta Emanuel, enquanto dança e brinca com vendedores de brinquedos, instrumentos musicais, roupas e chapéus com as cores da bandeira do país.
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