Dilma circulou rapidamente pelo Terminal 2 e descerrou a placa de inauguração. Em seguida, a presidente seguiu para a cerimônia de inauguração da Transcarioca, corredor expresso que liga o Galeão à Barra da Tijuca.
Após a solenidade, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, minimizou o fato de o projeto de reforma do aeroporto do Galeão não estar 100% concluído para a Copa do Mundo. "O fato de algumas obras não estarem concluídas não significa nada além de que elas serão concluídas depois da Copa", disse.
Segundo o ministro, o Terminal 2 do aeroporto "ficou absolutamente adequado, muito além do que é necessário para a Copa". Moreira Franco enfatizou ainda que o foco da ampliação dos aeroportos brasileiros não é o mundial de futebol. "É importante que entendamos que estamos construindo novos aeroportos no Brasil para todos e para sempre", reiterou.
BRT Transcarioca
Dilma participará ainda do início da operação da primeira linha do BRT Transcarioca, que também será inaugurado na manhã deste domingo (1º). O corredor expresso Transcarioca ligará o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A primeira linha do BRT começará a funcionar para os passageiros na segunda-feira (2), no trecho Barra da Tijuca (Terminal Alvorada)-Tanque, em Jacarepaguá.
A linha liga os dois bairros da Zona Oeste, com paradas em 19 estações. Inicialmente, o serviço funcionará apenas entre 10h e 15h – período entre os horários de pico. Segundo Paes, o objetivo é minimizar os impactos, já que a população precisará de tempo para se adaptar ao novo sistema.
"Não é a coisa mais sofisticada do mundo, não se gastou zilhões em metrô, mas se melhora muito a vida das pessoas. A gente percebe em certos trechos o trânsito com carros completamente parado e o BRT passando", disse Eduardo Paes.
G1