DESTAQUE 4 Justiça

Aguimar Peixoto e Eleonora Lacerda são eleitos para comandar o TRT-MT no biênio 2026/2027

Por aclamação, o desembargador Aguimar Peixoto e a desembargadora Eleonora Lacerda foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) para o biênio 2026/2027. A escolha ocorreu durante a 10ª sessão do Tribunal Pleno, realizada nesta quinta-feira (23), e a posse da nova diretoria está marcada para o dia 12 de dezembro, com início efetivo da gestão em 1º de janeiro de 2026.

Atualmente vice-presidente do Tribunal, Aguimar Peixoto sucederá a desembargadora Adenir Carruesco, que encerra seu mandato no final deste ano. Em sua fala, o presidente eleito destacou a importância da atuação conjunta e do espírito de unidade na administração. “A experiência de administrar é conjunta. Este Tribunal chegou a esse amadurecimento justamente por ser uma corte coesa, que visa o interesse coletivo. Quero trabalhar de forma conjunta e coesa com o apoio de todos”, afirmou.

O Tribunal Pleno também definiu os nomes que irão compor os demais cargos da nova gestão. Adenir Carruesco será a diretora da Escola Judicial; Paulo Barrionuevo, o ouvidor; Eliney Veloso, vice-ouvidora e ouvidora da mulher; e Tarcísio Valente coordenará o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). As 1ª e 2ª Turmas de Julgamento serão presididas por Tarcísio Valente e Beatriz Theodoro, respectivamente.

A nova administração também contará com o apoio das juízas Leda Lima e Helaine Queiroz, que vão auxiliar, respectivamente, a Presidência e a Corregedoria. Entre os servidores que integrarão a equipe estão Marlon Rocha (diretor-geral), Fábio Martins (secretário de Auditoria), Sérgio Ferraz (secretário da Corregedoria) e José Lopes (secretário do Tribunal Pleno).

Natural de Goianésia (GO), Aguimar Peixoto ingressou na magistratura trabalhista em 1993 e construiu uma trajetória marcada pela atuação em diversas unidades do interior e da capital. Mestre em Direito pela UFMT, ele pesquisa a proteção social dos trabalhadores de plataformas digitais. Já Eleonora Lacerda, natural de Uberaba (MG), vive em Mato Grosso desde 1985, é formada em Direito pela UFMT e foi nomeada desembargadora em 2023. Atualmente, preside a 2ª Turma de Julgamento do TRT/MT.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.