Esportes

Reservas reconhecem base, mas mantêm pressão saudável por uma vaga

 
O que não quer dizer que esta equipe esteja 100% garantida para a partida de estreia contra a Croácia, no dia 12 de junho, em São Paulo. Como diz o lateral esquerdo Marcelo, que, no momento, é o escolhido de Felipão. “Não me sinto garantido, mesmo. Seria um desrespeito ao Maxwell, que está no mesmo barco. Nós brigamos para jogar e ajudar. Não me sinto confortável, tenho de estar sempre querendo mais”, diz o jogador do Real Madrid, hoje uma referência em sua posição.
 
Em entrevista coletiva ao lado de Marcelo, o meio-campista Hernanes confirmou essa noção. Sabe que há um conceito já firmado na cabeça do treinador, mas que existe também espaço para todos colocarem dúvidas nela e incomodar aqueles que hoje estão na formação inicial. Amigos, amigos, concorrência à parte.
 
“O time está muito bem entrosado, definido, e é difícil tomar uma vaga de titular. Mas nosso objetivo é de sempre querer jogar, e isso é positivo para o grupo, pois não deixa o titular relaxe”, afirma. “Os titulares sabem que há muita gente doida para entrar, pessoas que podem tomar a vaga deles. Isso é muito saudável. Se todo mundo tiver esse objetivo, de querer mostrar que pode jogar, o titular vai ter de provar que está melhor que o reserva.”
 
O versátil jogador da Internazionale esteve escalado entre os reservas nesta manhã. O time foi: Jéfferson; Maicon, Henrique, Dante e Maxwell; Ramires, Hernanes e Fernandinho; Willian, Jô e Bernard.
 
Essa é a segunda luta desses jogadores. A primeira, já vencida, é simplesmente conseguir um posto entre os 23 eleitos por Scolari. Com tantas opções disponíveis para o treinador, sabem que a tareja era complicada. "Sempre esperei que meu nome estivesse na lista, mas existe uma diferença entre ter esperança e certeza. A esperança pode ser frustradas muitas vezes. Mas joguei bastante pela Seleção e acreditava que teria convencido o Felipão", disse Hernanes, que, no entanto, estava fora da lista para o amistoso contra a África do Sul, em março. Algo que o deixou com um pé atrás. Até ser confirmado no dia 7 de maio.
 
Nesta quinta, Scolari paralisou a atividade em alguns momentos para acertar o posicionamento dos atletas em jogadas de bola parada, mas, em geral, foi uma sessão bem rápida, como também as de quarta-feira. Na primeira semana de preparação em Teresópolis, a comissão técnica tem orientação médica de maneirar com os 23 convocados – com 19 deles deles vindo de um final de temporada na Europa.
 
Os jogadores, no entanto, não têm tirado o pé, brigando com vontade pela bola, justificando as palavras de Hernanes. Houve dividas entre Willian e Dante, Jô e Luiz Gustavo, entre outras. Todos lances normais, mas que comprovam o empenho em impressionar o treinador.
 
Segundo o corpo médico da Seleção, todos os atletas se apresentaram bem do ponto de vista clínico, mas alguns ainda dependem de um "retoque" para chegar em pelnas condições à Copa do Mundo da FIFA. Antes da estreia, a Seleção disputará dois amistosos: contra a Sérvia (em 3 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia) e o Panamá (em 6 de junho, no Morumbi). Mais duas chances para os reservas mostrarem que podem contribuir. Dessa vez, com muito mais gente vendo. 
 
Fifa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos