Nacional

Servidores municipais de BH decidem pela continuidade da greve

 
Para realizar a reunião, os servidores colocaram cadeiras na Avenida Afonso Pena, sentido bairro Mangabeiras, e interditaram o trânsito. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, o tráfego foi desviado pela Rua da Bahia.Nesta quarta-feira (28), os grevistas rejeitaram uma proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura. A administração municipal ofereceu 7% de aumento, mas os trabalhadores pedem 15%. 
 
Inicialmente, a prefeitura apresentou proposta de aumento de 5,56%, mas, nesta segunda-feira (26), elevou o índice. No fim da tarde, eles fizeram passeata pelo Centro, complicando o trânsito na região. Integrantes da educação estadual, em greve desde o dia 21, se juntaram ao movimento.Apesar da decisão da maioria das categorias, os servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) resolveram voltar às atividades. A previsão é que a coleta de lixo seja completamente retomada nesta quinta-feira (29).
 
Balanço
Com a greve na capital mineira, diversos setores do funcionalismo público foram afetados, como educação, saúde, limpeza urbana e o BH Resolve, uma central de serviços que está fechada desde o início do movimento.De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (26), nenhuma unidade de saúde deixou de funcionar por causa da greve. Do total de funcionários da área, segundo a administração municipal, 26% não trabalharam. Segundo o Sindibel, conforme decisão judicial, está sendo cumprida escala mínima de 70% nos serviços de urgência e emergência e de 50% nos centros de saúde.
 
A prefeitura divulgou, ainda, que 30% das escolas municipais funcionaram normalmente, 66% tiveram paralisação parcial e 4% não tiveram atividades nesta quarta. Já em relação às Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis), o funcionamento foi normal na maioria delas, e a paralisação total atingiu 5% destes estabelecimentos. O Sindibel informou que os dados sobre adesão ao movimento devem ser atualizados nesta quinta-feira (29), mas informou que, no dia 15 de maio, a entidade estimava que 80% dos servidores participavam da greve na área da educação.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus