500 mil doses de vacinas foram distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos 142 municípios de Mato Grosso para reforçar as ações da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre entre os dias 6 e 31 de outubro. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e prefeituras, tem como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
O Dia D de mobilização está marcado para 18 de outubro, um sábado, quando todos os postos de saúde do país estarão abertos para atender a população. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o objetivo é garantir que pais e responsáveis aproveitem a data para proteger as crianças. “É muito importante que todos mantenham a caderneta atualizada. Todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis à população de Mato Grosso”, destacou.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforçou que entre as prioridades estão as vacinas contra HPV, febre amarela e sarampo. Ela alertou para a necessidade de ampliar a cobertura contra o sarampo devido à proximidade com a Bolívia, país que recentemente registrou surto da doença. “A vacina será oferecida também a adultos até 59 anos, pois é fundamental evitar a reintrodução do vírus no Brasil”, explicou.
Durante a campanha, estarão disponíveis vacinas contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C e ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatites A e B, dupla adulto, HPV e dTpa. O coordenador estadual de Imunização, Marx Camarão, destacou que a SES tem trabalhado em parceria com os municípios para garantir ampla cobertura. “Nosso foco é otimizar a distribuição das doses e mobilizar as equipes de saúde para alcançar o maior número de pessoas possível”, afirmou.
Mesmo com avanços, alguns imunizantes ainda estão abaixo das metas estabelecidas. A vacina BCG apresenta cobertura de 98,9%, acima do ideal de 90%, mas outras, como a da varicela (67,8%) e febre amarela (72,4%), ainda estão abaixo do esperado. A SES reforça a importância da adesão à campanha, especialmente em um cenário de casos importados de sarampo — 31 no Brasil até o início de outubro, sendo três registrados em Primavera do Leste.